A Índia realizou o primeiro disparo do míssil cruzeiro supersônico BrahMos, o mais rápido em sua categoria, atingindo o alvo a 280 quilômetros de distância, no golfo de Bengala, na quarta-feira (22). O míssil foi lançado a partir de um avião russo Su-30.
Para o Ministro da Defesa da Índia, o lançamento fui um sucesso e representa um aumento significativo da capacidade de combate aéreo à distância para o país. “Esse tiro de prova aumentará significativamente a capacidade de operações de combate aéreo das nossas Forças Aéreas”, afirmou o ministro da Defesa indiano, Nirmala Sitharaman, enquanto felicitava a parceria indiana e russa pelo lançamento.
A BrahMos é uma empresa conjunta entre a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia e o escritório de projetos de foguetes da Rússia, NPO Mashinostroyeniya. Ainda em nota, o Ministério da Defesa explicou que “o míssil BrahMos, que pesa 2,5 toneladas, é a arma mais pesada já transportada por um avião indiano Su-30. O BrahMos é uma arma de classe mundial com várias plataformas e missões, agora pode ser lançado do solo, mar ou ar, completando a tríade de mísseis de cruzeiro táticos da Índia”.
Até agora, três aviões Su-30 MKI estão capacitados para lançar o míssil supersônico. No total, 30 aviões Su-30MKI serão modificados para poder transportar e disparar os mísseis, que podem transportar ogivas nucleares.
Em abril de 2017 a Índia testou a versão terrestre do míssil BrahMos, atingindo o alvo a cerca de 450 quilômetros de distância, também no golfo de Bengala. A Marinha também está equipando seus navios com os sistemas BrahMos.