A indústria paulista encerrou 9 mil vagas no acumulado de 2019 até setembro, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta quarta-feira (16). Apenas no mês passado, 1 mil postos de trabalhos foram perdidos na comparação com agosto.
“Devemos encerrar o ano com saldo muito próximo ao fechamento de 2018, com crescimento zero”, comentou sobre os resultados José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp.
Entre os setores, as demissões em setembro acometeram especialmente as montadoras de veículos (com 1.427 trabalhadores a menos), a indústria de couro e calçados (-952) e informática e produtos eletrônicos (-608). A queda nas exportações para a Argentina é apontada como um dos principais fatores das demissões nas montadoras, já que o mercado interno – mergulhado na crise e com o desemprego e subemprego atingindo 27,6 milhões – não sustenta o consumo.
A produção também vai de mal a pior. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) sobre a produção industrial apontam que o volume de produção da indústria paulista já caiu 0,7% no ano até agosto. Já o dado a nível nacional indica que o setor produtivo acumula queda de 1,7% no ano (também até agosto) na comparação com o mesmo período de 2018.