“Subir juros não vai ter impacto sobre a inflação”, afirma o economista
O economista Nelson Marconi, graduado em economia pela PUC-SP, mestre e doutor em economia pela FGV-SP, afirma que o aumento dos juros pelo Banco Central não vai ter impacto sobre a disparada da inflação que está trazendo “consequências muito nefastas para a população”.
“Com essa taxa de desemprego alta que tem aí, nós não temos uma pressão de demanda sobre os preços. A pressão vem, então, pelo lado dos custos”, diz Marconi.
“Nós não temos uma pressão de demanda sobre os preços. A pressão vem, então, pelo lado dos custos”
“A taxa de juro exerce impacto muito pequeno. Ela poderia exercer via taxa de câmbio, mas o que nós estamos vendo é o câmbio subir junto com os juros. A influência forte sobre o câmbio vem das próprias bobagens do governo, da incompetência deles”, assinalou o economista. Confira a entrevista:
HORA DO POVO: Na sua opinião, quais são as causas da disparada da inflação e quais as consequências para a população?
NELSON MARCONI – Na verdade, o governo desmontou os estoques reguladores de alimentos, que era uma coisa importante para controlar os preços, e faz uma política de preços em relação aos combustíveis que só interessa aos investidores na Petrobrás.
Eles estão preocupados em aumentar o lucro da Petrobrás, mas não em tratar a Petrobrás como uma empresa estratégica para o país, que seria muito importante porque ela gera insumos que ainda são fundamentais para toda a economia, e o terceiro ponto é a política energética.
“Eles estão preocupados em aumentar o lucro da Petrobrás”
O que está acontecendo foi anunciado, um desmatamento absurdo, total desrespeito a qualquer padrão de preservação ambiental, e, com isso, logicamente, a gente sabia que ia ter problema aqui nas nossas represas e tudo mais para gerar energia hídrica. A gente ainda vai ter um problema maior e lógico isso tem um impacto na conta de luz. Agora me diz, o que a taxa de juros tem a ver com isso? Absolutamente nada.
“Taxa de juros não tem absolutamente nada a ver com alta na conta de luz”
A inflação traz consequências muito nefastas para a população, principalmente porque você está tendo um impacto grande, um aumento do preço em itens que são importantes para a população, como energia, combustíveis e os alimentos, que é o principal.
A gente está vendo que as pessoas estão deixando de consumir determinados itens, passando a consumidor outros itens que não têm o mesmo valor nutritivo, substituindo alimentos porque realmente esse impacto chegou na mesa das pessoas. É muito prejudicial mesmo.
HP: E o aumento dos juros pelo Banco Central no combate a inflação?
NELSON MARCONI – O aumento do juro não vai adiantar muita coisa porque o aumento do juro ele tem dois impactos: um é sobre a demanda agregada, sobre a disposição de comprar por parte das pessoas. Com essa taxa de desemprego alta que tem aí, nós não temos uma pressão de demanda sobre os preços. A pressão vem, então, pelo lado dos custos, aí a taxa de juro exerce impacto muito pequeno.
“Com essa taxa de desemprego alta que tem aí, nós não temos uma pressão de demanda sobre os preços”
Ela poderia exercer via taxa de câmbio, mas o que nós estamos vendo é o câmbio subir junto com os juros. A influência forte sobre o câmbio vem das próprias bobagens do governo, da incompetência deles. Subir juros não vai ter impacto sobre a inflação, desse lado dos custos, nem sobre o câmbio que poderia ter algum impacto nos alimentos, petróleo, tudo mais.