
“É um ataque inaceitável à democracia em nosso país”, declarou a jornalista palestina-brasileira Soraya Misleh, mestra e doutoranda em Estudos Árabes pela USP, ao repudiar o ataque contra o bar, restaurante e centro cultural Al Janiah, localizado no bairro paulista da Bela Vista.
Como diz a nota de repúdio ao ataque divulgada pela direção do Al Janiah, “por volta das 3h30 da manhã, um grupo de cinco pessoas se aproximou da porta principal do estabelecimento portando uma faca e spray de pimenta.
“As câmeras de segurança registraram o momento do covarde ataque. Os membros do grupo fugiram na sequência.
“Ninguém ficou ferido, nossa equipe conseguiu conter o ataque e todos os presentes estão bem”.
“Este ataque revela uma grave intolerância quando se agride um espaço que é conhecido como símbolo da causa palestina no Estado de São Paulo”, prossegue Soraya.
“Vem na esteira de um discurso de ódio ao diferente, ao imigrante, aos explorados, colonizados, e de ações neste sentido”, conclui a jornalista que já participou de diversos debates realizados no Al Janiah em solidariedade ao povo palestino.
A gerente de Comunicação do bar e restaurante, Endra Seixas, destacou que o ataque foi a uma “casa reconhecidamente ligada à luta pelos direitos do povo palestino, mas que também traz o debate democrático das mais diversas questões da sociedade, além de ser um espaço para a divulgação da cultura musical brasileira. Uma casa de resistência cultural”.
Para Endra, “esse ataque se dá em um contexto de ódio e violência contra as manifestações de apoio a refugiados, a casa faz questão de abrigar refugiados palestinos em seus quadros, de manifestações diversas; é um ataque a um espaço democrático”.
Endra acrescentou que “a programação continua normalmente” e destacou que “houve inúmeras manifestações de solidariedade vindas de todo o Brasil e de diversos lugares do mundo. Hoje tivemos a visita de um grupo que veio do Rio de Janeiro trazer sua solidariedade e manifestar repúdio a esse ataque”.
Veja o vídeo da câmera de segurança do Al Janiah:
Segue a nota divulgada pela direção do Al Janiah:
“Como tem sido noticiado em parte da imprensa, o Al Janiah – Bar, Restaurante e Centro Cultural sofreu um ataque na madrugada do domingo (1/9).
“Por volta das 3h30 da manhã, um grupo de cinco pessoas se aproximou da porta principal do estabelecimento portando uma faca e spray de pimenta.
“As câmeras de segurança registraram o momento do covarde ataque. Os membros do grupo fugiram na sequência.
“Ninguém ficou ferido, nossa equipe conseguiu conter o ataque e todos os presentes estão bem.
“Não podemos nos calar diante da motivação deste ato, num contexto de crescente discurso de intolerância e ódio que acomete este pais.
“Desde o início, o Al Janiah sempre foi conhecido por ser um espaço democrático, de defesa das minorias políticas e acolhimento de refugiados. Sua história se liga a luta pela Libertação da Palestina.
“Institucionalmente estamos tomando as devidas providências por meio de nossos advogados.
“Agradecemos o apoio que temos recebido de todos os cantos do Brasil. Não vai ser fácil destruir a solidariedade e os espaços democráticos que foram construídos.
Da resistência palestina, buscamos inspiração:
“Vocês que passam com palavras efêmeras,
como a poeira amarga, passem onde quiserem, mas
não passem entre nós como insetos com asas
temos o que fazer na nossa terra
temos trigo a criar e regar com o orvalho do nosso corpo
temos o que a vocês aqui não agrada:
temos pedra… e perdiz!” (do poeta palestino Mahmud Darwish)
“É preciso estar atentos e fortes. Seguimos!
“Nos mantemos firmes na luta, tão necessária nesse contexto de ataque à democracia. Nossa resistência continua e nossa programação cultural segue normalmente, em defesa da Cultura e celebração da diversidade”.
Al Janiah