Computados apenas os votos válidos, Lula tem 52% das itenções de voto e Bolsonaro fica com 34%
Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (26), encomendada pela Globo, mostra que o ex-presidente Lula (PT) cresceu de 47% para 48% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL) se manteve com 31%.
Intenção de voto estimulada
Lula (PT): 48% (47% na pesquisa anterior, de 19 de setembro)
Jair Bolsonaro (PL): 31% (31% na pesquisa anterior)
Ciro Gomes (PDT): 6% (7% na pesquisa anterior)
Simone Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior)
Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior)
Felipe d’Avila (Novo): 1% (0% na pesquisa anterior)
Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)
Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
Padre Kelmon (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)
Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
Constituinte Eymael (DC): – (0% na pesquisa anterior)
Branco/nulo: 4% (5% na pesquisa anterior)
Computados apenas os votos válidos, Lula tem 52% das intenções de voto e vence no primeiro turno. Bolsonaro fica com 34%.
Brancos e nulos no primeiro turno somam 4%. Na última pesquisa divulgada na semana passada, esse grupo correspondia a 5% do eleitorado. Além disso, 4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
SEGUNDO TURNO
Lula tem 54% de intenção de votos em um eventual segundo turno da eleição e Jair Bolsonaro tem 35%. Brancos e nulos somaram 8%, os 3% restantes ou não sabem em que votar nesse cenário ou não responderam.
O Ipec mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 29% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 22%.
O levantamento mostrou, ainda, que 51% dos eleitores não votariam em Jair Bolsonaro (PL). O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu com 35% de rejeição.
A pesquisa Ipec também aponta que 6 em cada 10 brasileiros (60%) reprovam a forma como o presidente governa. Os que aprovam são 36%. O restante, 5%, não soube avaliar. Não sabe/não respondeu: 4% (4% na pesquisa anterior).
A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.