
54% afirmaram que o governo está péssimo ou ruim; 24% disseram que está ótimo ou bom e 22% optaram por regular
Pesquisa Ipespe realizada de 14 e 16 de dezembro mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente no 1º turno da corrida eleitoral para a Presidência da República em 2022, com 44% das intenções de voto, uma vantagem de 20 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL), o 2º colocado, que aparece com 24%. Na sequência está Moro, com 9%, Ciro Gomes com 7% e João Doria (PSDB) com 3%.

Nesta segunda simulação são incluídos outros nomes, inclusive o do Cabo Daciolo, que acaba de desistir da candidatura e declarar apoio a Ciro Gomes (PDT).

Nos cenários de segundo turno, Jair Bolsonaro perde de todos os candidatos testados. Lula leva 53% dos votos, enquanto o atual presidente fica com 31%. Caso o segundo turno seja com Sérgio Moro, pré-candidato pelo Podemos, o resultado seria: 52% para Lula e 33% para Moro. Em uma disputa contra Ciro Gomes, Bolsonaro teria 33% dos votos, enquanto Ciro, 44%. Contra Doria, Bolsonaro teria 36% e o governador de São Paulo, 43%.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO É NEGATIVA
A pesquisa também pediu que os entrevistados analisassem o governo Bolsonaro: 54% afirmaram que o governo está péssimo ou ruim; 24% disseram que está ótimo ou bom e 22% optaram por regular.
A margem de erro máximo da pesquisa é estimada de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta. Até recentemente, a pesquisa era batizada XP/Ipespe e, embora o nome de divulgação mensal dos dados tenha sido alterado, o levantamento é pago pela XP.