Tanto Lula quanto Ciro derrotam Bolsonaro nas simulações de segundo turno, diz o instituto
Faltando 32 dias para as eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo a pesquisa Ipespe, divulgada na manhã desta quarta-feira (31). O levantamento, encomendado pela XP Investimentos, é o primeiro feito pelo instituto após o início do período de campanha.
Segundo a pesquisa, realizada entre os dias 26 e 29 de agosto, Lula tem 43% das intenções de voto – oscilação negativa de 1 ponto percentual em relação ao último levantamento, feito em julho. Já Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem os mesmos 35% da pesquisa anterior.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também manteve seus 9% de intenções de voto do último levantamento e a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente de 4% para 5%. Felipe D’Avila tem 1% das intenções de voto, mesmo patamar registrado em julho. Os demais candidatos não pontuaram.
Considerando apenas votos válidos (ou seja, eleitores que declararam apoio a um dos candidatos citados), Lula tem 46% das intenções de voto, e Bolsonaro 38%. Já Ciro aparece com 10%, Simone com 5%, e D’Avila com 1%.
No cenário espontâneo (ou seja, quando nenhum nome de candidato é apresentado), de Lula manteve os 40% de levantamento anterior, mas Bolsonaro saltou de 30% para 34%. Já Ciro, Simone e D’Avila contam com o apoio de 5%, 3% e 1%, respectivamente.
Lula vence bem entre as mulheres (46%), eleitores com idade entre 16 e 34 anos, com escolaridade até o Ensino Fundamental (50%), renda de até 2 salários mínimos (51%), do Nordeste (56%) e católicos (46%).
Já Bolsonaro tem seu melhor desempenho entre os homens (41%), eleitores com idade entre 35 e 54 anos (38%) e com 55 anos ou mais (37%), escolaridade com até Ensino Superior (40%), renda acima de 5 salários mínimos (42%), da região Sul (45%) e evangélicos (47%).
Tanto Lula como Ciro Gomes derrotam Bolsonaro em simulações de segundo turno. Confira.