Abbas Araghchi, vice-ministro de Relações Exteriores e negociador de questões nucleares do Irã, afirmou em Viena na quinta-feira (27) que a única forma de diminuir a atual tensão no Oriente Médio é que os Estados Unidos eliminem suas sanções econômicas e diplomáticas impostas contra seu país. Araghchi fez a declaração durante um seminário sobre ‘medidas coercitivas’ dos EUA a países como Irã, Venezuela e Cuba
O vice-chanceler iraniano disse que “o acordo nuclear está realmente em perigo” e que os EUA estão numa “guerra econômica” contra seu país desde que o presidente Trump abandonou no ano passado de forma unilateral o acordo nuclear assinado em 2015.
O rompimento de Trump ocorreu sem que o lado iraniano desse qualquer motivo, inclusive com declaração da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) de que o país persa continuava cumprindo os itens do Acordo nuclear.
“A tensão aumentou na nossa região e só haverá uma queda se houver um cessar-fogo nesta guerra econômica” iniciada por Washington, acrescentou Araghchi. E continuou: “Esta é a posição do meu país: que deve haver um fim das sanções dos EUA. Caso contrário, a nossa região sofreria grandes tensões, e isto ninguém quer”.
O vice-ministro Araghchi afirmou ainda que é um erro pensar que o mundo será mais seguro se este acordo for cancelado e reivindicou o fim das sanções econômicas e diplomáticas dos EUA como a única forma eficaz e segura para normalizar a situação no Oriente Médio.
“Nós fizemos esta negociação de boa-fé durante dois anos e meio e fechamos um acordo equilibrado. Agora, esse equilíbrio se perdeu com a imposição de sanções por parte de Washington”, finalizou Aragchi.
No início da semana o governo da China pediu “sangue frio e moderação” aos envolvidos. “Pensamos que seguir aplicando uma pressão máxima [como fazem os EUA] não ajuda a resolver o problema”, afirmou Geng Shuang, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores e o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, disse que a situação em torno do Irã está se desenvolvendo em direção a um cenário perigoso.