Itália determinou lockdown entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro. O país reuniu o Conselho de Ministros para instalar decreto sobre novas medidas na busca de conter a propagação do vírus da Covid19.
O primeiro ministro Giuseppe Conte, determinou que haja em todas as regiões do país a classificação da faixa vermelha, com comércio não essencial fechado, e a proibição de circulação das pessoas, salvo por motivos urgentes, numa tentativa de diminuir a transmissão entre as pessoas em vésperas e feriados de final de ano.
Porém nos dias úteis 28, 29 e 30 de dezembro as regiões ficarão na faixa laranja, ou seja, paralização será parcial, as pessoas poderão sair de casa, mas ficando dentro do seu perímetro, será proibido deslocamentos inter-regionais e intermunicipais, salvo por motivos de trabalho ou doença.
Para o Natal, o governo prevê estabelecer toque de recolher das 22 horas as 5 da manhã seguinte, essa medida se quebrada custará ao bolso do cidadão multa que varia de 400 a 1000 euros. Giuseppe Conte reforça que “o governo está trabalhando para tentar reforçar o plano de Natal para chegarmos em uma condição de resiliência máxima”.