Italo Ferreira conquista primeiro ouro olímpico para o Brasil em Tóquio

Ítalo Ferreira - Foto: Jonne Roriz/COB

Com vitória espetacular, surfista potiguar supera japonês Kanoa Igarashi e garante a primeira medalha dourada ao Brasil

O primeiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio veio do surfe nesta terça-feira (27). O potiguar Italo Ferreira é campeão olímpico ao derrotar o japonês Kanoa Igarashi na final do surfe masculino. Título veio com um triunfo por 15.14 a 6.60 com direito a prancha quebrada no início da final.

“Eu vim com uma frase para o Japão: diz amém que o ouro vem. Eu treinei muito nos últimos meses, mas só tenho que agradecer a Deus por tudo isso. Meu intuito é ajudar as pessoas e as famílias. Eu queria que a minha avó estivesse viva para ver isso. Sou muito feliz pelo que me tornei, pelo que fiz pelos meus pais. Sempre pedi para que esse sonho fosse realizado e ele aconteceu”, disse Italo em entrevista.

A final olímpica começou com um evento inesperado. Logo em sua primeira onda, Italo quebrou a prancha, precisando substítui-la por um equipamento reserva.

Ele recebeu 1.70 pelas poucas manobras obtidas. Já Kanoa teve um 3.83 como primeira nota. Pouco depois, ele levou um 0.67 após sofrer uma queda.

https://twitter.com/tharavenclaw/status/1419972561711112214?s=20

Aos oito minutos corridos, Italo pegou a sua primeira boa onda, recebendo nota 7.00 dos juízes. Empolgado, o brasileiro trocou a sua segunda nota na sequência, ao pegar uma onda de 5.50. A 16 minutos do término, Italo foi para um aéreo e recebeu 7.77, deixando Kanoa Igarashi numa combinação de 14.77.

Mais tranquilo do que nunca, Italo continuou indo bem na praia em Tsurigasaki. A três minutos do fim, ele pegou uma onda de 7.37 e já começou a comemorar. Coube a Kanoa Igarashi apenas aceitar a derrota e assistir de camarote à vitória do brasileiro.

A dobradinha no pódio só não aconteceu porque, mais cedo, o brasileiro Gabriel Medina perdeu para Owen Wright na disputa do bronze, despedindo-se dos Jogos Olímpicos de Tóquio sem medalha.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *