Nenhum órgão de regulação do governo apareceu. Passageiros abandonados nos saguões fizeram protesto no Aeroporto Internacional de Guarulhos
Sem que qualquer autoridade ou órgão de regulação do governo aparecesse para dar alguma explicação ou para proteger os direitos dos consumidores, a empresa aérea Ita, da Itapemirim, suspendeu nesta sexta-feira (17) todos os seus voos deixando centenas de passageiros amontoados nos aeroportos brasileiros sem solução para suas viagens.
A Companhia não deu satisfação aos passageiros e comunicou apenas que a decisão foi tomada por “necessidade de ajustes operacionais”. Pelas redes sociais orientou-os a entrarem em contato por e-mail. Vários passageiros entraram em contato e não receberam nenhuma resposta. Alguns passageiros já tinham até entrado para o embarque quando foram surpreendidos com a notícia do cancelamento do voos.
No início da noite, houve protesto no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os passageiros ameaçaram não permitir o embarque de outros voos se não fosse apresentada nenhuma solução para seus problemas. Famílias inteiras estavam desde a manhã no aeroporto sem conseguirem embarcar. A Anac recomendou que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.
Em nota à imprensa, a Anac disse que foi informada sobre a decisão da companhia por volta das 18h desta sexta e que teria determinado à empresa que “preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre cancelamento de voos e reacomodações, bem como garanta o reembolso das passagens aéreas comercializadas”. Até o fechamento deste noticiário, a empresa não tinha cumprido a suposta determinação da Anac.
A informação dos cancelamentos apareceu nas redes sociais da empresa no início da noite, quando centenas de passageiros tentavam embarcar.
Fundada em 2020, a ITA, do Grupo Itapemirim, começou a operar no dia 29 de junho deste ano. A princípio, a empresa informou que voaria para oito cidades brasileiras. A empresa tinha 513 voos programados entre esta sexta-feira e 31 de dezembro, segundo pesquisa no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os voos partiriam dos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA), entre outros.