
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que já “passou da hora” do Banco Central reduzir a taxa de juros no Brasil. Alckmin frisou que não há nada que justifique o país ter a taxa de juros de 13,75%.
“Já passou da hora [de reduzir juros]. Não tem razão para termos a maior taxa de juros do mundo. É difícil de entender. Em 2020, a taxa de juros era 2%. Hoje, 13,75%. Não tem justificativa“, disse o vice-presidente nesta terça-feira (3), durante o lançamento do Geceis (Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde), iniciativa que tenta fortalecer a estrutura industrial do setor no país.
A redução da taxa de juros tem sido pauta defendida recorrentemente no governo federal, que tem atritado com o Banco Central por não implementar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exemplo, fez diversas críticas ao chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto. Alckmin se soma ao coro ao pedir redução da taxa.
Alckmin elencou três motivos pelos quais a indústria brasileira perdeu relevância nos últimos 50 anos: câmbio, impostos e juros altos. Dessa forma, a redução da Selic ajudaria a alavancar a atividade industrial no país.
“Esperamos que com a nova ancoragem que foi apresentada, a ancoragem fiscal, a gente entre numa curva de redução da taxa de juros“, disse o vice-presidente.
O lançamento do Geceis tem relação com a redução dos juros, pois ele tem como objetivo que a indústria nacional de medicamentos represente 70% dos medicamentos, equipamentos, vacinas e outros materiais médicos usados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo o Ministério da Saúde, a área de saúde é deficitária no país. Representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto), mas teve déficit de US$ 20 bilhões em importações no último ano.
“A globalização [a partir da pandemia] passa a ter um princípio novo, que é o da precaução. Não podemos depender em muitas áreas estratégicas de tudo que é fabricado lá fora, especialmente na saúde“, disse Alckmin.
Leia mais: