
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, atribuiu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a responsabilidade “política e intelectual, inclusive de financiamento” sobre os atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, no domingo (8).
“Bolsonaro e o bolsonarismo são os mentores intelectuais da tentativa de golpe, parte do bolsonarista ainda é financiadora dos atos. Não tenho dúvidas sobre a responsabilidade política, intelectual e de financiamento do Bolsonaro e do bolsonarismo. Bolsonaro vem incentivando isso ao longo de quatro anos, criou um ambiente contra o STF, atacou a integridade física dos ministros, o bolsonarismo fez isso. Bolsonaro tem responsabilidade política e o bolsonarismo tem responsabilidade material e a apuração vai ser feita”, ressaltou.
Durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, da segunda-feira (9), o ministro afirmou que a apuração sobre o envolvimento de Bolsonaro e de líderes bolsonaristas está em curso.
“Vamos atrás de quem tem financiado e vamos atrás da responsabilidade de qualquer agente político, inclusive o ex-presidente da República não está protegido de qualquer apuração sobre a responsabilidade material dos atos”, pontuou.
“Se isso chegará ou não ao presidente Bolsonaro, só o processo de investigação dirá. Mas está claro pra mim a responsabilidade de Bolsonaro. Na minha opinião, o que ele fez ao longo dos quatro anos estimula o que aconteceu”, acrescentou.
Os golpistas ligados a Bolsonaro invadiram e destruíram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Além da depredação nos edifícios, os criminosos destruíram obras de arte, mobiliário histórico e roubaram diversos itens.
O ministro das Relações Institucionais avaliou, ainda, a possibilidade de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os atos terroristas.
“É um debate do Congresso, certamente é um debate que vai acontecer em fevereiro, o Congresso vai poder discutir como vai conseguir colaborar com as investigações, como aprimoramentos nas instituições para que não exista mais riscos à democracia”, disse.
Segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), já foram colhidas as assinaturas necessárias para a abertura de uma CPI no Senado.
Bolsonaro arruaceiro covarde e mentiroso o pior desgoverno dos últimos 50 anos