A deputada federal Jandira Feghali (RJ) é a nova líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, após decisão unânime da Comissão Política Nacional do partido.
“Nosso desafio agora é fortalecer a base do governo Lula na articulação e diálogo para aprovar uma agenda de reconstrução nacional”, afirmou a parlamentar em suas redes sociais.
É a terceira vez que Jandira vai liderar o PCdoB na Câmara. Ela substitui o deputado Renildo Calheiros no cargo, que assumiu a vice-liderança do governo.
Em 2022, foi reeleita para seu oitavo mandato como deputada federal, tendo recebido 84 mil votos, a maior quantidade desde 2010.
Jandira foi líder da minoria em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, e atuou em defesa da democracia e dos direitos.
Durante a pandemia, articulou dentro da Câmara para que fosse aprovado o auxílio emergencial de R$ 600 às famílias pobres e trabalhadores autônomos.
Jandira Feghali também foi relatora da Lei Aldir Blanc, em auxílio aos trabalhadores da cultura, e autora da Lei Aldir Blanc 2, que destina R$ 3 bilhões para a Política Nacional de Fomento à Cultura. O compositor Aldir Blanc faleceu em 2020 em decorrência da Covid-19.
A nova líder do PCdoB na Câmara também foi relatora da Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica contra a mulher.
Entre 2007 e 2008, foi secretária de Desenvolvimento Econômico de Niterói (RJ) e, nos anos de 2009 e 2010, secretária de Cultura do município do Rio de Janeiro.