“A candidatura presidencial do deputado André Janones passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”, disse o parlamentar do Avante
O deputado federal André Janones (Avante-MG) anunciou que está retirando sua candidatura à Presidência da República para apoiar o ex-presidente Lula, depois de reunião em que concordaram sobre programas de combate à pobreza e à fome.
O anúncio foi feito em uma live no Facebook, durante a qual estava ao lado de Lula.
Janones disse que “jamais me aliaria àqueles que utilizam a fome dos mais pobres e dos mais necessitados como moeda eleitoral, como foi feito recentemente pelo atual governo. Mas sim com aquele que se dedicou uma vida inteira ao combate à pobreza e para ajudar os mais necessitados”.
“A candidatura presidencial do deputado André Janones passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”, afirmou o deputado. Ele ainda deve pedir o seu partido, o Avante, para que declare apoio a Lula.
Durante a transmissão, disse que “Lula está encampando as nossas propostas pelo auxílio. O auxílio emergencial foi a grande marca do nosso mandato”. Janones também citou a “luta para que Bolsonaro não acabasse com o auxílio ainda durante a pandemia”.
Durante a reunião, os dois acordaram que André Janones vai integrar o núcleo das redes sociais da campanha de Lula. O deputado é conhecido por seu ótimo desempenho nas redes, tendo mais de 8 milhões de seguidores no Facebook.
Em 2018, foi o terceiro mais votado em Minas Gerais, com 178 mil votos. Todas as pesquisas mostravam Janones pontuando como candidato a presidente.
O ex-presidente Lula disse que “acabar com a fome é uma obsessão minha”. Ele falou que depois de programas como o Bolsa Família e o aumento do salário mínimo, “a ONU tinha reconhecido que o Brasil tinha saído do Mapa da Fome. Lamentavelmente, a fome voltou” com Bolsonaro.
“Tudo que a gente puder investir para acabar com a fome será um benefício do povo brasileiro”, indicou o candidato a presidente pela Federação Brasil da Esperança (FE Brasil – PT, PCdoB e PV).
“Eu estou convencido de que a única saída que nós temos no Brasil é de que os pobres devem ter acesso a alimentação. Não é uma coisa eventual ou eleitoral, não. É uma coisa que nós temos na carne”, afirmou Lula na transmissão.
André Janones disse que, ao contrário de Lula, Bolsonaro só fez aumentos nos benefícios “em período eleitoral”. O deputado também informou seus seguidores que Lula está apoiando a proposta de criação da Secretaria de Saúde Mental.
André Janones já vinha denunciando o golpismo de Jair Bolsonaro, apontando suas ameaças contra a democracia. “Já temos um golpe em curso no país. As eleições vão decidir se continuaremos sendo governados por fascistas e golpistas ou vamos continuar tendo um regime democrático no Brasil”, disse.
“Tenho tolerância zero para gente que quer tumultuar a democracia, para esses pilantras que não querem trabalhar, como Bolsonaro e companhia limitada”, ressaltou.