Japão: multidão exige retirada da base militar dos EUA em Okinawa

Manifestantes também homenageram o governador Takeshi Onaga, falecido no dia 8. O vice prometeu continuar a sua luta pela retirada da base. (Reuters)

Na província japonesa de Okinawa, cerca de 70 mil manifestantes tomaram as ruas pela retirada da base militar estadunidense de Futenma no último sábado (11). A manifestação também foi em homenagem ao ex-governador da província, que faleceu no dia 8.

O governo central japonês pretende deslocar a base militar norte-americana da cidade de Ginowan para a área costeira de Henoko. Para os manifestantes, a mudança de um local densamente habitado para um local remoto não resolve os problemas. O povo demonstrou que quer o fim das instalações militares na ilha, que atualmente assentam mais de metade dos 50 mil soldados estadunidenses no Japão.

Na quarta-feira, dia 8, faleceu, vítima de câncer, o então governador de Okinawa, Takeshi Onaga, que se destacava por lutar contra as bases militares estrangeiras em território japonês. Os manifestantes realizaram minutos de silêncio em sua homenagem.

O vice que assumiu, Kiichiro Jahana, disse que dará continuidade às bandeiras assumidas por Onaga. De imediato cabe a revogação da licença de uso do novo terreno, que tinha sido emitida antes de Onaga ser eleito.

Os manifestantes afirmam, também, que a relocação para Henoko traria um desastre ambiental, por se tratar de uma região frágil e berço de dezenas de espécies em extinção.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *