
O ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito, neste domingo (30), o governador da Bahia para mandato dos próximos quatro anos, sendo o terceiro petista consecutivo a ocupar o Palácio de Ondina. Com 100% das urnas apuradas, o petista foi declarado matematicamente eleito com 52,79% dos votos, contra 47,21% de ACM Neto.
Jerônimo acompanhou a votação no Palácio de Ondina, residência oficial dos governadores da Bahia, e enquanto a imprensa aguardava do lado de fora era possível ouvir manifestações de apoio ao petista vindas de dentro dos muros. O resultado foi confirmado às 20h e animou uma multidão que estava no bairro do Rio Vermelho acompanhando a apuração.
Essa foi a primeira vez em 28 anos que houve segundo turno para o governo do estado na Bahia.
Após ser declarado oficialmente vencedor do pleito Jerônimo comemorou a vitória em dobradinha com a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência.
“Eu quero primeiro agradecer a Deus pela eleição que tivemos nesse país. Celebramos com Lula a vitória do Brasil. A Bahia se orgulha muito. A Bahia não teve voto capacho, refém, teve a Lula um voto de gratidão como presidente, como líder político. Ele vai devolver esse voto em forma de trabalho”, disse.
“Queria me dirigir ao povo da Bahia, em especial aos prefeitos que andaram e correram conosco, que fizeram pacto para que a Bahia seguissem com quem cuida de gente. Ex-prefeitos, vereadores. Agradecer à minha família. Apareceu a vitória de Jerônimo, mas é a vitória de um time”, afirmou Jerônimo.
“Pode anunciar aí, Rui. Eu farei um governo melhor do que você. Não é disputa, é humildade. É porque estou pegando um estado que teve dois bons governadores e estou pegando uma parceria com Lula, mas sabemos que Lula não vai pegar um estado muito bom. O atual presidente desmanchou muita coisa”, disse.
Jerônimo Rodrigues é graduado em Engenharia Agronômica e já foi o secretário de Educação da Bahia. Nascido em Jequié, no sudoeste baiano, já foi secretário nacional do Desenvolvimento Social, assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural.