O Ministério das Relações Exteriores da Índia afirmou em nota que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente da China, Xi Jinping, concordaram em elevar seus esforços no sentido de desenvolver as relações bilaterais. Ambos os líderes estiveram reunidos na China, na cidade de Wuhan, entre a sexta -feira e o sábado (28).
Sobre o encontro, Xi Jinping afirmou que as relações China-Índia “constituem um fator importante para a paz e a estabilidade global”, ponderando que ambos os governos devem “engajar-se em uma comunicação estratégica ainda mais próxima”. Em sua conta no Twitter, o primeiro-ministro Modi afirmou que a “amizade Índia-China é benéfica para o povo de nossas nações e de todo o mundo”.
“O primeiro-ministro Modi e o presidente Xi analisaram o desenvolvimento das relações Índia-China a partir da perspectiva estratégica de longo prazo”, afirma o documento indiano. De acordo com o comunicado, “eles concordaram que há maturidade e sabedoria suficientes para superar as diferenças, tendo em vista o diálogo pacífico, de contexto global” com respeito “aos interesses, preocupações e aspirações de ambos os países”.
Ao abordar as tensões de 2017, envolvendo a construção de infraestrutura chinesa na região de Doklam, uma área reivindicada pelo Butão com apoio do governo indiano, os líderes enfatizaram a importância de afirmar a paz em suas fronteiras.
Nesse sentido, estimularão a aproximação e comunicação dos comandos militares em suas fronteiras “a fim de construir confiança e compreensão mútua”, buscando elevar o entendimento mútuo em relação aos assuntos envolvendo suas fronteiras.
Outros assuntos tratados pelas autoridades chinesas e indianas abordaram a ampliação dos esforços de cooperação econômica, a promoção do comércio, investimento, bem como a discussão de uma política externa conjunta visando elevar o crescimento global.