O deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE) repudiou o assassinato do mecânico João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte por seguranças do supermercado Carrefour, na véspera do Dia da Consciência Negra, dia 20, em Porto Alegre (RS).
“Não se trata de um caso isolado. João Alberto foi vítima do racismo, da intolerância e da violência”, comentou Renildo no Twitter.
A morte de João Alberto gerou protestos e revolta em todo o país. Seu espancamento foi gravado em vídeo. As imagens chocaram o país e o mundo, provocando manifestações em vários lugares e de diversas personalidades.
Entre as personalidades que se pronunciaram sobre o caso está o piloto inglês Lewis Hamilton, que se solidarizou: “Devastado ao ouvir a notícia, outra vida preta perdida. Ainda está acontecendo e temos de lutar para impedir que isso continue. Estou mandando todos os meus pensamentos e orações para o Brasil. Descanse em paz, João Alberto Silveira Freitas”.
A funcionária da unidade do Carrefour em Porto Alegre, Adriana Alves, também foi presa pelo homicídio doloso de João Alberto. Ver Funcionária do Carrefour é presa por participação no homicídio de João Alberto
Segundo a Polícia Civil, Adriana é considerada autora do crime, já que na condição de supervisora poderia ter impedido o espancamento.
A prisão é temporária, tem prazo de 30 dias. Os dois seguranças, Giovane Gaspar e Magno Borges, foram presos em flagrante por homicídio triplamente qualificado.
Nas imagens de câmera de segurança, Adriana aparece ao lado dos seguranças que agridem João Alberto. Ele foi espancado e asfixiado por cerca de cinco minutos. A cena também foi gravada por diversos clientes e prestadores de serviço que estavam no local. Em um desses vídeos, Adriana se aproxima e diz: “Não faz isso que eu vou te queimar na loja”.
A candidata à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila (PCdoB), repudiou o crime e se solidarizou com a família de João Alberto.
“Quero expressar a minha solidariedade com a família de João Alberto, brutalmente assassinado em mais um inaceitável crime de racismo, em nossa cidade. Nesse momento, Porto Alegre precisa fazer uma reflexão. Temos necessidade de nos somarmos à luta antirracista. E construirmos uma cidade onde negras e negros possam viver em paz”, afirmou Manuela em seu horário eleitoral gratuito.
Ver Manuela denuncia “inaceitável crime de racismo” na morte de João Alberto
Ainda pelo Twitter, o deputado Renildo Calheiros celebrou o Dia da Consciência Negra “uma homenagem ao herói brasileiro, Zumbi dos Palmares”. “Em terras pernambucanas, ele lutou e resistiu pela liberdade e pela vida do povo negro. #DiadaConscienciaNegra”.