O candidato do PSB a prefeito do Recife, João Campos, ampliou mais dois pontos e está hoje com 33% das intenções de voto, aponta pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (9). Campos vence qualquer cenário de segundo turno.
Depois de João Campos está Marília Arraes (PT), que oscilou três pontos para cima, de 18% para 21% das intenções de voto.
O terceiro lugar agora está com Mendonça Filho (DEM), que subiu cinco pontos percentuais, saindo de 13% para 18%. Ele ultrapassou a Delegada Patrícia (Podemos).
Em relação ao levantamento anterior do Ibope, divulgado no dia 29 de outubro:
João Campos foi de 31% para 33%
Marília Arraes foi de 18% para 21%
Mendonça Filho foi de 13% para 17%
Delegada Patrícia foi de 16% para 12%
Coronel Feitosa se manteve com 1%
Marco Aurélio Meu Amigo se manteve com 1%
Carlos se manteve com 1%
Charbel saiu de menos de 1% para 1%
Claudia Ribeiro saiu de 1% para menos de 1%
Thiago Santos se manteve com menos de 1%
Victor Assis não foi citado anteriormente e passou a ter menos de 1%
Branco/nulo saiu de 14% para 10%
Não sabe/não respondeu saiu de 4% para 3%
A Delegada Patrícia, que vinha subindo nas últimas pesquisas, caiu de 16% para 12%, principalmente após o apoio de Bolsonaro à sua candidatura. Sua rejeição é a mais alta entre todos os candidatos: 40%.
No domingo (8), Jair Bolsonaro falou em live feita no Facebook que seus apoiadores devem votar nela. Depois disso, a candidata foi para Brasília para conversar com Bolsonaro e gravar um programa eleitoral.
O Cidadania, partido do candidato a vice, Leo Salazar, divulgou nota informando que está se afastando da campanha por causa da aproximação dela com Bolsonaro.
A presença de Bolsonaro, “um obscurantista e negacionista, no palanque da referida candidata é incompatível com os valores e princípios defendidos pelo Cidadania”, afirmou o partido.
10% dos entrevistados disseram que pretendem votar branco ou nulo no primeiro turno. 3% não souberam ou não quiseram responder.
João Campos, que conta com o apoio do atual prefeito, Geraldo Júlio, vence em todos os cenários de segundo turno.
Contra Marília Arraes, ele vence de 42% contra 34%.
Contra Mendonça Filho, sua vitória seria de 48% contra 33%.
Contra a bolsonarista Delegada Patrícia, João Campos venceria de 51% contra 27% dos votos.
A pesquisa ouviu 1.001 eleitores de Recife entre os dias 7 e 9 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais.