“Os valores democráticos estão sendo tolhidos” no governo Bolsonaro, alerta o deputado do PSB
O deputado federal João Campos (PSB-PE) afirmou que o país vê hoje “os valores democráticos sendo tolhidos” pelas ações do governo bolsonarista.
Para o deputado, isso exige a formação de uma unidade política no Brasil, não só da esquerda, mas uma ampla unidade democrática.
“Eu defendo que haja, sim, uma unidade, não só da esquerda, mas uma unidade democrática, porque hoje conseguimos ver valores democráticos sendo tolhidos. E são nos símbolos, nos gestos. Nas universidades, por exemplo – sou sub-relator de ensino superior na comissão de Educação-, a nomeação de reitor pró-tempore, o não respeito ao mais votado da lista tríplice para ser reitor. São atitudes que vão beirando o autoritarismo. Os valores democráticos vão sendo perdidos”, alertou o deputado, entrevistado no programa “Vou te contar”, de Juliana Braga, no canal My News, do Youtube.
O deputado do PSB se refere à medida provisória (MP) 914 editada por Bolsonaro em dezembro que altera as regras para escolha dos dirigentes de universidades e institutos federais.
A MP tem gerado críticas e reações da comunidade universitária e de entidades acadêmicas e científicas. Segundo elas, a MP fere a autonomia universitária.
Entre os pontos mais criticados da MP está a possibilidade do Ministério da Educação (MEC) nomear reitores pró-tempore caso não concorde com o processo eleitoral realizado nas instituições. O texto abre caminho para a nomeação de interventores nas universidades federais.
A MP permite que o MEC intervenha nas universidades “na vacância simultânea dos cargos de reitor e vice-reitor; e na impossibilidade de homologação do resultado da votação em razão de irregularidades verificadas no processo de consulta”.
“O Brasil deveria criar uma frente democrática”, enfatizou João Campos.
O parlamentar explica e detalha como deveria ser a formação dessa frente. “Pega um cara do centro, não tem problema. Pega o cara do centro para participar, da esquerda. Pega alguma pessoa da direita que tenha valores democráticos e tenha valores de proteção social, de combater a desigualdade. Se unirmos um time desse, com certeza, vamos frear essa onda [conservadora], que não tem feito mal só a quem é da oposição, tem feito mal ao povo. E é isso que a gente não pode permitir”, assinalou João Campos.
O deputado alerta que o país está vivendo um momento grave na vida democrática debaixo do atual governo. “O tempo que a gente tá vivendo vai ser compreendido por todos não agora. Talvez seja compreendido daqui a 20 ou 30 anos num livro de história”, observou.
Para o parlamentar do PSB, a esquerda tem que compreender esse momento grave que o país vive e entender que qualquer divergência é menor diante do autoritarismo do governo Bolsonaro “que está tirando direitos fundamentais da sociedade”.
João Henrique Campos foi o deputado federal mais votado em Pernambuco, com 460.387 votos. É engenheiro civil, vice-presidente nacional de Relações Federativas do PSB. É relator da CPI que investiga as causas e as ações do governo no derramamento de óleo nas praias nordestinas.
Relacionadas: