O jovem brasileiro de 19 anos venceu o espanhol Alejandro Davidovich Fokina. Outra brasileira, Luisa Stefani, também venceu neste domingo de manhã o WTA 500 de Tóquio de duplas
O brasileiro João Fonseca, tenista de apenas 19 anos, fez história ao vencer neste domingo (26), na Suíça, o espanhol número 18 do mundo, Alejandro Davidovich Fokina, por 2 sets a 0 e conquistar o título do ATP 500 da Basileia, terra de Roger Federer.
O tenista brasileiro superou a marca do suíço no torneio, sendo campeão aos 19 anos e 2 meses, enquanto Federer, que chegou à sua primeira final com a mesma idade, só foi vencer na Basileia com 25 anos. Este foi o segundo título do brasileiro no circuito profissional da ATP. Em fevereiro, Fonseca foi campeão em Buenos Aires. O tenista também soma conquistas importantes no juvenil, incluindo o US Open (2023) e o Next Generation (2024).
Para chegar à final e conquistar o título, o brasileiro também venceu Giovanni Perricard, Mesik (W.O), Shapovalov e Munar, antes de consumar a vitória diante de Fokina, que venceu pela segunda vez só neste ano, após o Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.
João Fonseca começou a decisão muito bem e abriu rapidamente vantagem por 3 a 0. O brasileiro quebrou o serviço do espanhol sem deixá-lo ganhar um ponto sequer. Fokina até devolveu a quebra e chegou a encostar, mas voltou a ser quebrado, e Fonseca fechou o primeiro set em 6/3.
E o segundo set começou da melhor maneira possível. Fonseca abriu 40 a 0, viu Fokina encostar, mas confirmou a quebra e largou na frente com um 2 a 0. Assim como no primeiro set, Fokina encostou novamente no placar, mas João caprichou no serviço e contou com uma sequência de aces para seguir em vantagem. O brasileiro chegou a ter um match point no nono game, quando quase quebrou de novo o espanhol, mas viu Fokina confirmar o saque. Fonseca fechou o jogo então por 6/4.
VITÓRIA EM TÓKIO
De manhã também houve festa brasileira em Tóquio. Na madrugada de sábado para domingo (26), a brasileira Luisa Stefani conquistou o título do WTA 500 de Tóquio nas duplas. O título foi obtido ao lado da húngara Tímea Babos. As duas venceram a dupla formada por Aleksandra Krunic e Anna Danilina por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4.

As vencedoras tiveram larga vantagem ao longo da partida, principalmente na quebra de saque, impossibilitando uma reação por parte das rivais. Antes mesmo de conquistar o título, Luisa e Tímea estavam garantidas no WTA Finals, competição que acontecerá na Arábia Saudita, a partir da próxima semana, e que reúne as melhores tenistas do ano.











