O ex-deputado João Goulart Filho, pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Pátria Livre (PPL), esteve nesta segunda-feira (19) em João Pessoa, na Paraíba. Ele foi o primeiro presidenciável a participar do ‘Ciclo de Debates com os Presidenciáveis 2018’, promovido pela Câmara Municipal de João Pessoa. Com o tema ‘O Momento Político, Gestão Pública e as Perspectivas para o Brasil’, João Goulart apresentou suas propostas para o país e aproveitou para criticar os possíveis concorrentes à disputa.
O pré-candidato do PPL disse que ser filho de João Goulart, o Jango, é um orgulho e ele pretende resgatar as medidas que foram impedidas em 1964, como reforma agrária, reforma tributária, reforma urbana, reforma educacional, a lei de remessa de lucros que, ele destaca, ainda não foram conquistadas pelo país. Além disso, ele atacou a “desnacionalização” por que passa o país, com as privatizações promovidas pelo governo Temer.
“A Eletrobrás é uma conquista do governo João Goulart, daqui a pouco também o décimo terceiro, que é conquista também do governo João Goulart, vai ser desnacionalizado, porque os trabalhadores vão receber por hora de trabalho e daqui a pouco vai vir uma proposta dizendo que o décimo terceiro produz inflação no país”, disse ele.
O pré-candidato do PPL disse que suas propostas têm como foco a proteção do Tesouro nacional e a defesa do nacionalismo. “E quando eu digo nacionalismo brasileiro, a gente fala nas propostas de devolver ao povo brasileiro a sua soberania, através da recuperação de seus ativos econômicos”, ressaltou.
João Goulart Filho também criticou a política econômica do governo Temer, sobretudo a perda de capitais. “O país vive um momento em que a sangria de nossa economia está sendo canalizada para o sistema rentista brasileiro”, disse, comentando ainda sobre o momento de instabilidade institucional e de instabilidade democrática que vive o país.
Sobre as eleições, João Goulart Filho afirmou que na democracia, “nós podemos avançar nas diferenças. Todos têm o direito de defender suas opiniões. Mesmo as idéias fascistas do Jair Bolsonaro”, disse ele. Sobre Lula, João Goulart disse que espera dele um gesto de grandeza. “Ele deveria ter um gesto de estadista. Ele não pode levar a candidatura dele pendurada em liminares até o final e criar um constrangimento muito grande”, afirmou.
O ex-deputado João Goulart, pré-candidato à Presidência da República pelo PPL, almoçou em um restaurante popular de João Pessoa (PB), nesta segunda-feira (19), enquanto aguardava por uma entrevista em uma emissora de rádio da Capital, informou o site de notícias “Tá na Área”, de João Pessoa.