A partida entre Nacional Atlético Clube e Batel de Guarapuava realizada no último final de semana no Paraná foi marcada por um ato racista que resultou em uma resposta contundente, expulsão e demissão. O volante Diego, do Batel, chamou o zagueiro adversário Paulo Vitor de “macaco” em uma disputa na área na reta final da partida.
A partida ocorreu no sábado (4) em Guarapuava, na região central do Paraná, e foi válida pela Taça da Federação Paranaense de Futebol (FPF), que disputa vagas na Copa do Brasil.
Paulo Vitor, conhecido como PV, do Nacional Atlético Clube, um time de Campo Mourão, deu um soco no rosto de Diego Gustavo Rodrigues de Lima, do Batel Guarapuava.
Na sequência, PV denunciou ao árbitro que Diego o xingou de “macaco” logo antes, e disse que ele reagiu com a agressão. O protocolo antirracista foi acionado, o jogo foi interrompido e a situação foi registrada em boletim de ocorrência.
O volante lamentou o incidente em suas redes sociais. “Quero deixar minha indignação com o ocorrido do último jogo que fui vítima de racismo, não sou a favor da violência mas parece q só assim eles sentem na pele. Quem é da cor vai entender minha reação, espero que a justiça seja feita e que casos como esse não só no futebol sejam resolvidos e não julgados como vitimismo ou algo do tipo. Fogo nos racistas”, publicou.
Em nota, o Batel anunciou que desligou Diego após a situação. O jogador é contratado do time Laranja Mecânica, de Arapongas, e estava emprestado para o time de Guarapuava por 90 dias. O Laranja Mecânica disse que não compactua com os atos ocorridos na partida e que também demitiu o atleta.
O Nacional Atlético Clube emitiu uma nota afirmando que repudia qualquer ato de racismo, e que o crime não pode ser tolerado.
A Federação Paranaense de Futebol disse que combater o racismo é um compromisso da FPF, e que os atos foram encaminhados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, para julgamento.
A Polícia Civil afirmou que instaurou um inquérito para investigar o crime de injúria racial. “Os jogadores, que teriam se desentendido proferindo xingamentos, foram ouvidos. A equipe policial segue em diligências analisando imagens e coletando informações a fim de esclarecer a dinâmica do ocorrido”, disse a corporação.