O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que o candidato José Sarto Nogueira (PDT) “representa o melhor para Fortaleza”.
“E o meu desejo é conclamar a todos que querem o bem de Fortaleza, a todos os candidatos que fizeram parte do primeiro turno, a todos os partidos a se somarem à candidatura do Sarto no segundo turno”, disse o governador.
“Eu conheço o Sarto, o Sarto esteve ao meu lado em todos os momentos. Esteve ao meu lado no enfrentamento das facções no Ceará, esteve ao meu lado no enfrentamento ao motim neste ano, aprovamos projetos de interesse do povo cearense na Assembleia, está ao meu lado no enfrentamento à pandemia, um dos maiores desafios que estamos passando não só aqui no Ceará, mas no Brasil”, declarou o governador.
Após a declaração de apoio de Camilo Santana a Sarto no segundo turno das eleições à Prefeitura de Fortaleza, o PT da capital aprovou por unanimidade, na terça-feira (17), que irá orientar seus filiados a votarem em Sarto.
Camilo Santana destacou ainda que o adversário de Sarto no segundo turno, Capitão Wagner do Partido Republicano (PROS), é “representante do Bolsonaro”.
“Eu me posicionei em relação ao candidato adversário, porque ele procurou nesse primeiro turno esconder a sua participação direta nos dois motins que ocorreram no Estado. Eu que vivi e vivenciei o problema este ano, sei o quanto isso representou para os cearenses. É o candidato que usou a política da violência para buscar atingir os seus objetivos pessoais. E isso tenho procurado combater insistentemente”, disse Camilo, sobre o Capitão Wagner.
Em nota, a executiva do PT municipal disse que “orienta seus filiados e simpatizantes para a tarefa prioritária de derrotar a proposta fascista para nossa cidade, através do voto na candidatura do Partido Democrático Trabalhista, em apoio aos candidatos José Sarto e Élcio Batista neste segundo turno”.
A executiva também agradeceu os votos que os eleitores depositaram na chapa petista formada por Luizianne Lins e seu vice, Vladyson Viana, que conquistou 227.470 votos no primeiro turno das eleições em Fortaleza, ficando em terceiro lugar na disputa.
Segundo o presidente do PT da capital, vereador Guilherme Sampaio, a decisão foi tomada em consenso com a ex-prefeita Luizianne Lins, que não manifestou ainda a sua posição na disputa de segundo turno e tende a não se envolver, em razão das divergências. “Vários membros da nossa Executiva mantiveram contato com a [ex-] prefeita para que tomássemos essa decisão hoje. É uma decisão consensual”, explicou.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Fortaleza também oficializou o seu apoio à candidatura de Sarto no segundo turno, na manhã desta quarta-feira (18), durante uma coletiva de imprensa, que foi realizada no Comitê Central do Partido, no bairro do Cocó.
Ao lado do candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PCdoB, Anizio Melo, dos presidentes do partido em nível municipal, Francinet Cunha, e estadual, Luís Carlos Paes, Sarto agradeceu às lideranças do PCdoB pela adesão, que para ele “representa o sentimento de brasilidade”, de “defesa da democracia” e de “amor por Fortaleza”.
Segundo Anizio Melo, neste segundo turno, ele será um soldado e trabalhará cada dia, cada hora, para eleger Sarto contra todas as formas de opressão, mantendo Fortaleza no caminho certo. “Entregamos nossa pauta, nossa plataforma de propostas para Fortaleza”, destacou Anizio.
“Apoiamos Sarto pois entendemos que é necessária uma unidade ampla por todos os partidos progressistas, porque há no 2º turno um perigo real, objetivo, de uma proposta retrógrada, que tem cultivado o espaço da violência, da mentira”, disse Melo, em referência ao Capitão Wagner.