“Juro alto do BC é obstáculo para o desenvolvimento do país”, denuncia Luciana

Presidente do PCdoB faz pronunciamento na abertura do Congresso do partido (Foto: Reprodução - Youtube)

Ministra e presidente do PCdoB afirma que as eleições de 2026 “serão uma batalha entre o Brasil de Tiradentes, daqueles que defendem a independência, a soberania e o desenvolvimento, e o Brasil de Silvério dos Reis, dos entreguistas, dos traidores da pátria”

A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia do governo Lula, defendeu a união dos brasileiros em defesa da soberania nacional, da democracia, do desenvolvimento e da valorização do trabalho.

No evento de abertura do 16º Congresso do Partido Comunista do Brasil, denunciou que o “obstáculo central” para o desenvolvimento econômico do país é a “alta taxa de juros do Banco Central”. O congresso da legenda vai até o domingo (19).

“Ela é inaceitável, não há explicação macroeconômica para que se mantenha isso”, criticou. “Nós precisamos enfrentar essa taxa de juros nas ruas e nas redes para poder garantir que siga a marcha de crescimento do nosso país”.

Luciana Santos indicou que a frente política que apoiará Lula nas eleições de 2026 tem que apresentar “medidas concretas para melhorar a vida do povo”. O PCdoB apresenta em seu Congresso a necessidade de “reformas estruturais democráticas essenciais para libertar o país das amarras neoliberais e permitir um desenvolvimento soberano e socialmente justo”.

A presidente do PCdoB apontou que as eleições de 2026 “serão uma batalha entre o Brasil de Tiradentes, daqueles que defendem a independência, a soberania e o desenvolvimento, e o Brasil de Silvério dos Reis, dos entreguistas, dos traidores da pátria”.

“O caminho é claro: lutar por uma nova vitória da nação e da classe trabalhadora em 2026. A jornada pela vitória de Lula em 2026 começa agora nas ruas, nas redes, com a força e pujança de nossas ideias”.

A ministra avalia que “as recentes investidas do imperialismo falharam”. “O Brasil reagiu com firmeza reunindo governo, Congresso, STF [Supremo Tribunal Federal] e a sociedade na defesa da democracia e da soberania. A bandeira do Brasil voltou para as mãos dos verdadeiros patriotas”.

“Nesse cenário, o governo Lula segue se destacando pelas conquistas sociais, pela retomada do desenvolvimento com forte protagonismo internacional, com o fortalecimento do BRICS, com a realização da COP-30 em Belém, enquanto o bolsonarismo se desmascara e perde apoio”, continuou. No entanto, os patriotas devem se manter “atentos e fortes”, advertiu, para as ameaças à democracia e à soberania.

Acerca do cenário internacional, Luciana Santos enfatizou que “frente às crises e a um capitalismo decadente, o socialismo ressurge como esperança e necessidade histórica”.

Ela apontou que as alianças trançadas pelo Brasil, em especial por meio do BRICS, são peça fundamental para a construção de um mundo multipolar.

O PCdoB também celebra “a posição do governo Lula contra o genocídio do povo palestino e pelo cessar-fogo em Gaza”. A presidente da legenda afirmou que Israel comete “crime de lesa-humanidade”.

O partido defende um estado palestino soberano.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *