“Juro para empréstimo consignado é alto e injusto com aposentados”, afirma ministro Lupi

Foto: Divulgação

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, defendeu, em entrevista ao jornal O Globo, a redução da taxa de juros cobrada para o empréstimo consignado. Segundo o ministro, o percentual de juros cobrados dos aposentados e pensionistas “é muito injusto com a área mais carente da sociedade”.

“A taxa cobrada hoje é alta. A inflação do ano passado foi 6%. Isso é muito injusto com a área mais carente da sociedade. A taxa do consignado varia entre 1,80% e 2,14% ao mês. Só que no cartão é de 3,06%. Por que diferenciar se é o mesmo beneficiário? A garantia do próprio salário diminui quase 100% o risco”.

Essa não é primeira vez que Lupi defende a redução dos juros do consignado. Ainda em janeiro, logo após assumir o ministério, ele chamou o juro do consignado de “criminoso”.

Segundo o ministro, técnicos estão estudando uma nova proposta para ser apresentada ainda este mês ao Conselho Nacional da Previdência Social, já que a alteração depende do conselho, formado por representantes de aposentados, trabalhadores, empresas e governo.

Lupi não especificou qual será a nova proposta. Atualmente, os juros estão em 2,14% ao mês para empréstimos descontados na folha de pagamento do INSS e 3,06% para empréstimos no cartão de crédito. Cerca de 14 milhões de pessoas possuem empréstimos ativos de consignados cujas parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários do INSS.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *