O deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-CE) afirmou que as taxas de juros altas praticadas pelo Banco Central desestimulam a produção no Brasil e dão força para a especulação financeira, que “não gera riqueza, emprego ou trabalho”.
“Precisamos levar o Brasil ao caminho do desenvolvimento econômico e um dos aspectos para isso é que tenhamos taxas de juros estimuladoras para que as pessoas se desloquem e não para a especulação financeira”, defendeu o parlamentar.
“A especulação financeira nada produz. Não gera riqueza, emprego, trabalho”, continuou.
O Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75%, fazendo com que o Brasil tenha o maior juro real do mundo.
A avaliação do governo Lula, endossada por economistas como Luiz Carlos Bresser-Pereira, Leda Paulani, Monica de Bolle, Luciano Coutinho, Nelson Marconi, entre outros, é que essa taxa de juros atrapalha o investimento nos setores “produtivos, pois deixa mais lucrativo aplicar o dinheiro na especulação.
“O Brasil pratica hoje uma das mais altas taxas de juros do mundo. Mais de 8% de juro real”, denunciou Renildo.
“Nos Estados Unidos e em parte da Europa, se pratica juro negativo, abaixo da inflação. Isso acontece para estimular a economia, os investimentos. No Brasil, não. Está sendo feito de cabeça para baixo”, continuou.
O segundo país com a maior taxa de juros real do mundo é o México, onde ela está em 5,53%. No Chile, que tem a terceira maior taxa de juros, são de 4,71%.
Renildo participou do lançamento da Frente Parlamentar Contra os Juros Abusivos, que vai pressionar pela diminuição dos juros.
Para o deputado federal, “a luta contra os juros altos será uma das mais importantes no país. Por isso, essa Frente é tão relevante”.
Além da Frente Parlamentar, está sendo realizada uma mobilização nacional através de movimentos sociais, sindicatos, entidades e partidos pela redução dos juros.
Na terça-feira (14), foram realizadas manifestações em nove Estados e no Distrito Federal com faixas que diziam “menos juros, mais empregos”. Na internet, está sendo usada a hashtag #JurosBaixosJa.