O ministro Kassio Nunes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou e arquivou, na quinta-feira (15), os pedidos de impeachment contra os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.
Nunes considera que o processo contra Gilmar, que já tinha sido arquivado pela Presidência do Senado, é “manifestamente improcedente” e “contrário à jurisprudência”.
O pedido havia sido protocolado pelo ex-procurador-geral da República (PGR), Claudio Fonteles.
No caso de Alexandre de Moraes, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) apresentou um pedido de impeachment para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e pediu ao STF que obrigasse a instalação do processo.
Para o ministro Kassio Nunes, o senador Kajuru não tem competência para fazer o pedido e o STF não deve interferir em processos e julgamentos do Senado.
Kajuru recentemente divulgou uma conversa que teve com Jair Bolsonaro na qual foi elogiado por ter apresentado o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo.
Na ligação, Jair Bolsonaro estimulou Kajuru a pedir o impeachment de ministros do STF como chantagem para barrar a CPI da Covid-19.
E mandou também que Kajuru trabalhasse para ampliar as investigações da CPI da Pandemia em direção aos governadores e prefeitos e, assim, proteger e desviar o foco do governo federal.