Kim Jong Un, o máximo líder da República Popular Democrática da Coreia – RPDC, reuniu-se em Pyongyang neste domingo (7) com Mark Pompeo, secretário de Estado dos EUA.
Ao acolher cordialmente o visitante na Casa de Hóspedes do Estado Paekhwawon os dois dirigentes tiraram fotos e o visitante recebeu as saudações de boas vindas dos anfitriões e o pedido de que Pompeo transmitisse saudações ao presidente Donald Trump.
Em Pyongyang Kim Jong Um e Mark Pompeo acordaram fazer uma segunda cúpula entre os líderes dos EUA e da RPDC num futuro próximo. E anunciaram seu compromisso para adiantar o encontro, segundo informou a agência de notícias KCNA. “Houve um acordo quanto à sustentação da realização do encontro EUA-RPDC o quanto antes, quanto às fórmulas a serem adotadas e os procedimentos de preparação”, aponta a KCNA que avalia que as conversas entre Kim Jong Un e Mark Pompeu foram excelentes.
Kim afirmou que “as conversações foram produtivas e que se avançou na implementação da declaração de 12 de Junho firmada na primeira cúpula realizada entre EUA e RPDC em Cingapura. O líder da RPDC expressou sua gratidão a Donald Trump pelos sinceros esforços feitos para chegar a esse ponto.”
De Pyongyong, onde Kim Jong Un ofereceu um almoço especial, Mark Pompeu foi para Seul onde encontrou-se com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.
As duas partes nomearam equipes de trabalho para as negociações quanto à desnuclearização e o calendário da cúpula Kim – Trump. Pompeo conversou durante quatro horas com Kim Jong Un durante duas reuniões e um almoço onde conversaram por uma hora e meia. Em seguida às despedidas de Kim, o secretário de Estado dos EUA declarou em seu twiter ao sair de Pyongyang para Seul que “o objetivo era destravar o processo e assegurar-se de que os dois países seguem na mesma direção. A visita a Pyongyang foi uma ótima viagem, seguimos fazendo progressos”, disse otimista. O sentimento de otimismo se estendia também ao resto da equipe de diplomatas americanos que acompanhavam Pompeo em seu giro pela Ásia: “A visita foi melhor que a da última vez”, afirmou um dos membros sem identificar-se.
“Tivemos uma manhã cheia de êxitos”, disse o enviado norte-americano ao finalizar sua quarta visita à capital da RPDC.
No dia seguinte, de Seul Mark Pompeu que já tinha passado por Tóquio no sábado, viajou para Pequim onde encontrou nesta segunda-feira (8) o ministro de Relações Exteriores da China. Em pauta as tensões mais graves nas relações bilaterais e comerciais entre a China e os EUA.
R. C.