O presidente da China Xi Jinping e o líder da Coreia Popular Kim Jong Un estiveram reunidos segunda e terça-feira na cidade de Dalian, no norte chinês, para ratificar e aprofundar a aliança entre ambos países.
“Depois da primeira reunião que tive com o camarada presidente, Kim Jong Un, tanto as relações China-Coreia, assim como a situação na península coreana, têm feito progressos positivos. Eu me sinto feliz com isso”, afirmou o presidente chinês. Kim, por sua vez, concordou que os significativos progressos observados foram fortalecidos pelo que chamou de “encontro histórico”, ao se referir à reunião de março deste ano.
O retorno de Kim à China ocorreu em meio à reaproximação entre o Norte e o Sul e à abertura de diálogo com os EUA, que não só configura um momento importante para a Península e para região, mas ressalta a importância da China para o avanço das discussões.
Para Xi Jinping, o encontro marca o aprofundamento e a promoção do desenvolvimento saudável e estável das relações entre os dois países, bem como afirma o esforço conjunto em busca da paz e estabilidade.
Sobre as conversações entre a Coreia Popular e os EUA, iniciadas a partir da aproximação dos governos da península coreana, Xi Jinping afirmou que a “China deseja continuar trabalhando com todas as partes envolvidas”, e buscará “desempenhar um papel ativo” na “resolução pacífica da questão da Península”.