O deputado federal Arnaldo Jardim (SP), líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, afirmou que o pronunciamento de Bolsonaro em cadeia de rádio e TV na terça-feira (24) foi desrespeitoso com as vítimas do coronavírus.
“Ao chamar a doença de uma gripezinha e dizer que está havendo uma histeria promovida pela imprensa, o chefe de Executivo ignora e desrespeita todas as vítimas e seus familiares. No Brasil, foram mais de 40 [já são 59] mortos pela doença. A pandemia é encarada seriamente por chefes de estado do mundo inteiro”, disse o líder do Cidadania.
Em pronunciamento à população na TV, Bolsonaro instigou a população brasileira a se expor ao contágio do coronavírus, atacou a imprensa, os governadores e as medidas tomadas por eles para conter a contaminação em massa pelo coronavírus. Além disso, afirmou que o país deve voltar à normalidade e determinou a reabertura do comércio e das escolas.
Para o deputado, ao pedir a reabertura de escolas e comércio, Bolsonaro ignora as recomendações do próprio Ministério da Saúde que, responsavelmente, tem conduzido políticas de enfrentamento ao coronavírus.
“Devemos nesse instante seguir com as orientações das autoridades estaduais e municipais que, acertadamente, propuseram restrições nas cidades e estados que administram. Terra arrasada, senhor presidente, seria mandar o povo brasileiro para as ruas num momento crítico”, repeliu o líder do Cidadania.
As secretarias estaduais de Saúde contabilizam 2.555 infectados pelo coronavírus em todos os estados do Brasil. Foram registrados 59 mortos no país, 48 deles no estado de São Paulo. Pernambuco, Amazonas e Rio Grande do Sul registraram primeira morte pelo Covid-19.
Fonte: Cidadania23