Ele disse que ainda não definiu a qual partido irá se filiar
O líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (AP), anunciou nesta quinta-feira (18) sua desfiliação do partido Rede Sustentabilidade, onde estava desde 2015.
A legenda foi fundada pela atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A presidência do partido é exercida pela ex-senadora Heloísa Helena (AL).
Em nota, Randolfe escreveu que “nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática” e que a Rede “esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação”.
O parlamentar afirmou, ainda, que sempre terá a honra de “ter sido parte desta jornada épica”. Randolfe escreve também que leva “para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre” o inspirarão.
“CARÁTER IRREVOGÁVEL”
Ele não anunciou para qual partido irá se filiar. Randolfe, o único senador da Rede Sustentabilidade na composição atual do Senado, declarou que a decisão de deixar a legenda foi tomada em “caráter irrevogável”.
Na Câmara, a Rede também tem um representante, o deputado federal Túlio Gadelha (PE). O partido, no entanto, compôs ou formou federação com o PSol, que tem 13 deputados federais. Por isso, na prática, as duas siglas formam bancada conjunta de 14 parlamentares.
REDE SUSTENTABILIDADE
A Rede Sustentabilidade ou simplesmente Rede é um partido político brasileiro liderado pela ministra Marina Silva, deputada federal licenciada. Com figuras como a porta-voz Heloísa Helena, uma das fundadoras do PSol (Partido Socialismo e Liberdade), o partido se autodefine como “humanista e ambientalista”.
O registro definitivo da legenda foi concedido em 22 de setembro de 2015. Em sua primeira tentativa de registro como partido político, o então movimento teve negado registro e assim o direito a concorrer às eleições de 2014 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que julgou, em outubro de 2013, a inautenticidade das 496 mil assinaturas necessárias para oficialização do partido.
No entanto, o grupo conquistou força política nas projeções do cenário político eleitoral de 2014, o que resultou em aliança estratégica com o PSB (Partido Socialista Brasileiro). Em abril de 2023, o partido possuía 42.163 filiados.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada por Randolfe:
“Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE:
Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça.
Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica.
Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará.
Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão.
Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE.
Randolfe Rodrigues”