Senador Eduardo Braga (AM) afirmou que o número de senadores que apoia Rodrigo Pacheco (PSD-MG) “não é inferior a 50 [de um total de 81]”. Rogério Marinho (PL-RN) é o candidato de Bolsonaro contra Pacheco
O senador Eduardo Braga (AM), líder da bancada do MDB, minimizou o suposto avanço da candidatura de Rogério Marinho (PL-RN), aliado de Bolsonaro, à presidência do Senado.
O MDB conta com 10 senadores fechados com Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Em entrevista ao portal UOL, nesta terça (31), o líder do MDB no Senado afirmou que Rodrigo Pacheco, candidato apoiado pelo partido, conta com a maioria dos votos e que, portanto, o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) não representa ameaça para o candidato à reeleição.
“Todas as análises apontam para o contrário. O número de partidos e de senadores que apoiam Pacheco não é inferior a 50 [de um total de 81]. Portanto, ele possui uma maioria ampla e consolidada para a eleição de quarta-feira”, disse Braga.
Apesar da declaração, na segunda-feira (30), vários parlamentares que eram tidos como votos certos em Pacheco mudaram de posição, como por exemplo, o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).
FORÇA DOS PARTIDOS
No último sábado (28), a bancada do PSD — partido de Pacheco — se tornou a maior do Senado, com 14 senadores, em razão da filiação de Mara Gabrilli (SP), que saiu do PSDB.
O posto era antes ocupado pelo PL de Marinho, partido que elegeu mais senadores e que agora é a segunda maior bancada, formada por 13 senadores.
No entanto, apesar de liderar em número de senadores, o PSD ainda não divulgou apoio público a Pacheco, que não é consenso entre todos da legenda na Casa. Todavia, a tendência é a maioria marchar com Pacheco, em acordo com o governo.
Na última sexta-feira (27), a bancada se reuniu, mas não referendou publicamente o nome do mineiro. Parte do PSD quer que o partido assuma mais cargos e está descontente com a influência de Davi Alcolumbre (União-AP) na gestão de Pacheco.
Veja como está a divisão das forças partidárias na Casa. Declararam apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG):
- PSD: 14 senadores
- MDB: 10 senadores
- PT: 9 senadores
- PDT: 3 senadores
- PSB: 2 senadores
- Cidadania: 1 senador
- Rede: 1 senador
Declararam apoio ao senador Rogério Marinho (PL-RN):
- PL: 13 senadores;
- PP: 6 senadores;
- Republicanos: 4 senadores.
Ainda não se posicionaram:
- União Brasil: 10 senadores;
- Podemos: 5 senadores;
- PSDB: 3 senadores.
M. V.