
“O controle sobre o Partido deve sempre ser rígido para que possa liderar e garantir a navegação tranquila do grande navio do socialismo com características chinesas”, afirmou o presidente Xi Jinping em pronunciamento à Comissão Central de Inspeção Disciplinar, na sexta-feira (22). Ele defendeu que “devemos continuar resolutamente com a luta anticorrupção” e enfatizou “a necessidade de construir sistemas e medidas para garantir que os funcionários não se atrevam, sejam incapazes e não desejem cometer atos de corrupção”.
Xi Jinping, presidente chinês e secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), destacou a importância de fomentar os papéis de orientação e salvaguarda do controle estrito do Partido em todos os aspectos para assegurar o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento e as tarefas no período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).
Jinping, que também preside a Comissão Militar Central, fez essas declarações, na sexta-feira (22), ao pronunciar um discurso na quinta sessão plenária da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do 19º Comitê Central do PCCh.
“O ano de 2020 foi extraordinário na história da República Popular da China”, disse Xi ao resumir os êxitos do ano passado na construção do Partido.
“A população sente profundamente que, em tempos difíceis, pode sempre contar com a forte liderança do Partido e a autoridade do Comitê Central do PCCh”, afirmou Jinping.
O Comitê Central do PCCh está satisfeito com o progresso obtido na melhora da conduta do Partido, na construção de um governo limpo e na luta contra a corrupção, acrescentou.
O presidente Jinping destacou “a importância de melhorar o julgamento político, a compreensão e a execução na implementação de um controle pleno e estrito sobre o Partido”.
ÊXITOS HISTÓRICOS
Na luta contra a corrupção, êxitos históricos foram alcançados, mas a situação continua sendo desafiadora e complexa, advertiu Xi.
“A corrupção, como o maior risco para o controle do Partido, ainda existe”, afirmou Jinping. E acrescentou: “os velhos e novos tipos de corrupção se entrelaçaram e a corrupção é cada vez mais encoberta e complexa”.
Em 2020, 18 funcionários administrados pelas autoridades centrais foram investigados. Além disso, 1.229 fugitivos foram trazidos do exterior e 2,45 bilhões de yuans (US$ 378 milhões) que estavam fora do país foram recuperados nos primeiros 11 meses de 2020.
Nos primeiros 11 dias de 2021, o mais alto órgão anticorrupção da China anunciou punições para sete funcionários administrados pelas autoridades centrais que foram acusados de aceitar subornos, significando que a guerra do país contra a corrupção continua avançando neste ano.
“A luta entre a corrupção e os esforços anticorrupção continuará existindo durante um longo período no futuro”, enfatizou Xi. “Não há alternativa e devemos avançar na luta anticorrupção apesar das dificuldades”, acrescentou.
AVANÇAR A SUPERVISÃO
Jinping destacou a melhora da conduta do Partido, a construção de um governo limpo e o combate à corrupção.
O controle sobre o Partido deve sempre ser rígido, para que o PCCh possa liderar e garantir a navegação tranquila do grande navio do socialismo com características chinesas, disse o presidente.
Xi exigiu forte supervisão política para garantir a implementação das principais decisões e planos do Comitê Central do PCCh.
“Devemos continuar resolutamente com a luta anticorrupção”, disse Xi, sublinhando “a necessidade de construir sistemas e medidas para garantir que os funcionários não se atrevam, sejam incapazes e não desejem cometer atos de corrupção”.
Jinping exigiu esforços para frear resolutamente a prática do “formalismo e do burocracismo”.
Esforços contínuos devem ser feitos para lidar com a corrupção e conduta imprópria que afetam os interesses imediatos da população, a fim de impulsionar seu sentido de estar sendo beneficiada, acrescentou.
Xi destacou a necessidade de melhorar os sistemas de supervisão do Partido e do Estado, e para integrar a supervisão no desenvolvimento do país durante o período do 14º Plano Quinquenal.
As agências de inspeção disciplinar e de supervisão devem tomar a liderança no fortalecimento da construção política do Partido. Elas devem também ser sujeitas à restrição e supervisão mais estritas, completou Xi Jinping
Os membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning e Han Zheng participaram da reunião.
Zhao Leji, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, presidiu a reunião.
O importante discurso de Xi serve como importante orientação para promover a controle estrito do Partido em todos os aspectos, disse Zhao ao presidir o encontro.
Zhao pediu que as organizações de todos os níveis do Partido e os membros e quadros partidários estudem e implementem os princípios de orientação do discurso de Xi, e executem, sinceramente, os planos tomados na sessão da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID).
Zhao também apresentou um relatório de trabalho à sessão em nome do comitê permanente da CCID.
Publicada pela agência de notícias Xinhuanet, com o título: “Xi destaca controle estrito do Partido para o período do 14º Plano Quinquenal”