Lideranças brasileiras comemoram eleição de Boric no Chile: “vitória da esperança”

Marcelo Freixo (PSB-RJ), Luciana Santos (PCdoB), Flávio Dino (PSB) e Ciro Gomes (PDT). Fotomontagem

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), e outras lideranças políticas saudaram a vitória de Gabriel Boric nas eleições presidenciais no Chile e destacaram o papel da frente ampla na derrota do candidato pinochetista, Antonio Kast.

Para Ciro Gomes, “não apenas nós, sul-americanos, mas todos democratas do mundo temos muito o que festejar com a vitória de Gabriel Boric, no Chile, que afugentou o perigo de mais uma mancha da extrema-direita no mapa da democracia mundial”.

Flávio Dino afirmou que a vitória de Gabriel Boric foi uma “vitória da esperança e da democracia na eleição presidencial”.

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, espera que as eleições no Chile sejam “prenúncio de novos tempos também no nosso país”, “tempos de progresso e de esperança”.

O deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) comemorou a vitória de Boric e disse que “em 2022 será a nossa vez de vencer o extremismo”.

Orlando Silva (PCdoB-SP) expressou “enorme alegria” com “a eleição de Gabriel Boric como presidente do Chile. União e esperança para reconciliar e desenvolver o país irmão. Que nos sirva de inspiração. Viva a democracia e a luta popular!”.

O ex-líder estudantil Gabriel Boric venceu o segundo turno das eleições chilenas com mais de 11 pontos de vantagem sobre seu adversário, o fascista Kast.

Essa vitória só foi possível graças à união de amplos setores do país. Boric afirmou que seu governo será guiado por esta união entre partidos e movimentos sociais.

“Esta mobilização não deve se esgotar em uma eleição. Este mesmo compromisso e entusiasmo será necessário durante todos os anos de nosso governo para que todas e todos possamos assegurar o processo de mudanças que iniciamos, para que ele possa seguir passo a passo”, disse em discurso feito após o resultado.

Compartilhe

Uma resposta

  1. parabéns ao presidente eleito do Chile Gabriel Boric, que colocou um freio na onda fascistóide que ainda ameaça a América do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *