O ex-presidente Jair Bolsonaro tentou aparecer de penetra na foto de chefes de Estado na posse de Javier Milei, mas foi barrado pelos líderes sul-americanos.
Os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, do Paraguai, Santiago Peña, do Chile, Gabriel Boric, e do Equador, Daniel Noboa, falaram para o cerimonial argentino que a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro na foto seria inaceitável.
Foi questionado o fato dele não ter nenhum mandato e também o choque que seria criado com o presidente Lula, que enviou representantes para a Argentina.
Veja vídeo Bolsonaro com vaiado e ouvindo “Lula, Lula”:
O caso virou piada na internet. O canal de humor Sensacionalista escreveu: “Homem que conversa com cachorro morto tem vergonha de sair em foto oficial com Bolsonaro”.
O fato é que não foi o fascista Milei quem impediu a presença do penetra. Por ele, Bolsonaro estaria na foto oficial.
O deputado federal Orlando Silva ressaltou que sentiu “vergonha alheia”. “Antigamente, a gente dizia que ele precisava tomar um chá de ‘semancol’. Continua bem atual”.
Depois do desconforto causado por insistir em participar da foto, Jair Bolsonaro teve que deixar um restaurante em Buenos Aires por conta das vaias que os demais clientes estavam dirigindo contra ele.
Nos vídeos do momento em que ele deixava o estabelecimento, ouve-se o público cantando “olê, olá, Lula, Lula!”.