Livro “Contos Através do Oceano” com histórias do folclore brasileiro e russo foi produzido sob patrocínio do BRICS
O livro “Contos Através do Oceano”, que foi lançado na terça-feira, dia 17, simultaneamente em Brasília e na cidade russa Ulyanovsk, integra o projeto “Conto de Fadas/Сказки” e teve o apoio do Escritório de Projetos de Cooperação Internacional para a Juventude do BRICS.
Por ocasião do lançamento, Kira Ivanova, que coordena o departamento russo do projeto, destacou que “Rússia e Brasil são países distantes um do outro, estão separados pelo oceano Atlântico e nós não conhecemos muito um do outro mas, junto com colegas jovens do Brasil, criamos este maravilhoso livro em Russo e Português de forma que as crianças do Brasil possam aprender sobre a rica cultura da Rússia e as crianças da Rússia possam aprender mais sobre o país colorido e interessante que é o Brasil. Afinal, os contos de fadas e do folclore são instrumentos ideais para estudar o modo de vida e de pensar de suas culturas e história”.
O livro traz 10 contos folclóricos, cinco de cada país. A coletânea inclui “Kolobok” (que tem o nome por tratar de um pão típico russo), “Teremok” (A Cabaninha), “Masha e o Urso”, “Morozko” (com base em filme infantil produzido no período soviético) e “Axe Porridge” (uma das histórias que Masha conta ao urso, sobre um machado mágico). Os contos brasileiros são Caipora, Iara, Curupira, Saci Pererê e Boitatá.
Dezenas de crianças e personalidades participaram dos lançamentos na Rússia e no Brasil, onde ouviram contos e brasileiros aprenderam algumas palavras em russo e russos aprenderam um pouco do português. Foram impressas 200 cópias em cada idioma e serão enviadas para bibliotecas nos dois países e para eventos da juventude, organizados pelo BRICS.