“É fake news”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos), Tito Bessa, sobre os dados apresentados por outra associação do segmento para o crescimento das vendas em shoppings centers neste Natal. A entidade divulgou nota à imprensa que “contesta e repudia” os números apresentados pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), indicando crescimento de 9,5% nas vendas do Natal de 2019 ante o mesmo período do ano passado – o que seria o melhor desempenho para o setor desde 2014.
“A pesquisa da Alshop é falsa, é fake news. Ela está gerando desconforto e revolta entre os lojistas”, disse ao Estadão o presidente da Ablos, que também dirige a rede de moda e varejo TNG. “Nós nos preparamos para termos um Natal melhor do que nos anos anteriores, mas isso não aconteceu, infelizmente”, declarou Tito Bessa.
A associação, que representa lojistas de comércios chamados satélites – que se instalam nos centros de varejo em espaços com até 180 metros quadrados – não tem pesquisa própria, mas apurou através de sondagem que 70% de seus associados acham que as vendas de Natal foram iguais ou piores que em 2018, o que refuta e nega categoricamente o otimismo apresentado pela associação das grandes lojas, a Alshop.
A Ablos tem 100 associados, entre eles TNG, Barred’s e M. Officer (vestuário), Doctor Feet (serviços), Casa do Pão de Queijo (alimentação) e SideWalk (calçados), e responde por 60% das lojas dos shoppings no País.
Com o peso de quem representa a maioria dos lojistas, Bessa afirma: “é uma mentira. Estamos desconfiados de que foi manipulação com alguma segunda intenção. Não tem 9% de melhora. Pode ter acontecido pontualmente com alguém, mas falar que o varejo cresceu 9,5% é uma mentira”, diz o empresário, para quem 2019 foi um ano perdido.
“Não sei de onde eles tiraram esse número, tenho conversado com vários lojistas e os mesmos disseram que tiveram queda”, afirma Ângelo Campos, diretor da MOB.
QUEDA DE 2%
“A gente teve uma queda de 2% e eles estão falando que o mercado em geral cresceu 9%. Não é real isso“, disse Fernando Kherlakian, diretor da rede Khelf, à Folha de São Paulo.
AÇÃO NA JUSTIÇA
Tinho Azambuja, fundador da SideWalk, também contesta o dado da Alshop. “No dia 2 vou enviar notificação extrajudicial, particular da SideWalk, pedindo explicações sobre esses números. Eu quero saber de onde veio esse número totalmente irreal”, diz.