O esquiador brasileiro Lucas Pinheiro Braathen conquistou medalha de ouro no slalom gigante, garantindo a primeira medalha olímpica de inverno da história do país, neste sábado (14), em Milão-Cortina, na Itália.
Lucas liderou a competição desde a primeira descida, quando registrou o melhor tempo, e confirmou o título ao somar 2min25s00 após as duas passagens. O pódio foi completado pelos suíços Marco Odermatt (prata) e Loic Meillard (bronze). O outro brasileiro na prova, Giovanni Ongaro, terminou em 31º lugar.
Além do feito inédito para o Brasil, o ouro coloca o país como o nono a vencer o slalom gigante na história olímpica e o terceiro do Hemisfério Sul a subir ao pódio em Jogos de Inverno, ao lado de Austrália e Nova Zelândia.
Nascido na Noruega, filho de mãe brasileira, Lucas optou por defender o Brasil a partir de 2024. Chegou aos Jogos como um dos favoritos, ocupando a vice-liderança do ranking mundial da modalidade. Porta-bandeira na cerimônia de abertura, o atleta volta a competir na próxima segunda-feira, no slalom masculino.










