
A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, fechou acordos de cooperação em pesquisas espaciais e nucleares com a Rússia, durante viagem feita com o presidente Lula.
Luciana se reuniu com o ministro da Ciência e Ensino Superior da Rússia, Valery Falkov, para discutir a integração científica entre os países e discutir os acordos.
Luciana Santos destacou a importância da cooperação com a Rússia. “Poderemos intensificar uma nova frente de ação, além das tradicionais atividades conjuntas que temos na área nuclear, por meio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Companhia Estatal de Energia Nuclear da Rússia (Rosatom), e espacial, por meio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Roscosmos”, explicou a ministra.
Foi fechado um acordo de cooperação com o Instituto Conjunto de Pesquisas Nucleares (JINR), na presença do diretor do órgão, Grigory V. Trubnikov. A ministra falou que a medida fortalece “ainda mais a cooperação na área nuclear” entre os países.
Ainda no setor nuclear, o Brasil tem acordos para atividades conjuntas entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Companhia Estatal de Energia Nuclear da Rússia (Rosatom).
Já em pesquisas espaciais, o país conta com a cooperação entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a russa Roscosmos.
Luciana Santos acompanhou o presidente Lula em sua viagem à Rússia para participar das comemorações dos 80 anos da vitória contra o nazismo. Ela esteve presente na reunião bilateral entre Lula e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Ela aproveitou para se reunir com estudantes brasileiros na Rússia e ouvir suas demandas. Os estudantes propuseram a criação de um Grupo de Trabalho Brasil–Rússia para Cooperação em Avaliação e Indexação de Publicações Científicas, além de medidas para facilitar a validação de diplomas estrangeiros no Brasil.