Luciana lidera para o Senado com 11,5% das intenções de voto em PE, mostra pesquisa

Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB e ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Lula (reprodução)

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), tem 11,5% das intenções de voto e está em primeiro lugar na disputa pela vaga do Senado Federal no Estado, aponta pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta quarta-feira (4).

Em segundo lugar aparece o deputado federal André de Paula (PSD), com 10,9% das intenções de voto.

A deputada estadual Teresa Leitão (PT) tem 8,9%. O PCdoB e o PT aprovaram a formação da Federação Brasil da Esperança, junto com o PV. Por causa disso, apenas uma das duas poderá ser candidata.

Reprodução

Somando as intenções de voto de Luciana Santos com as de Teresa Leitão, a Federação Brasil da Esperança pode ter 20,4% do eleitorado pernambucano para o Senado.

O candidato de Jair Bolsonaro, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), tem apenas 5,8% das intenções, estando na frente somente do deputado Eduardo da Fonte (PP), que tem 4,2%.

19,4% dos pernambucanos pretendem votar nulo ou branco, enquanto 39,3% ainda não sabem em quem vão votar.

O Instituto Opinião ouviu mil pessoas, de todas as regiões de Pernambuco, entre os dias 30 de abril e 2 de maio.

Luciana Santos, que já foi prefeita de Olinda, deputada estadual e deputada federal, é a candidata mais forte na região metropolitana, onde tem 16,9% das intenções de voto. A presidente nacional do PCdoB tem 11,5% no São Francisco, 8,4% na Zona da Mata, 6,7% no agreste e 6,2% no sertão.

Teresa Leitão tem 10,7% das intenções de voto na região metropolitana, 5,3% no São Francisco, 8,1% na Zona da Mata e 6,7% no agreste. No sertão chega a 10,6%.

André de Paula tem 15,9% no sertão, 11% na região metropolitana, 10,9% no agreste, 10,1% na Zona da Mata e 4,6% no São Francisco.

Gilson Machado tem seu maior número no sertão, com 8,4% das intenções de voto. No agreste o valor desce para 6,5%, na região metropolitana é de 5,4%, na Zona da Mata é de 4,7% e no São Francisco 4,6%.

Eduardo da Fonte tem 5,7% no Sertão, 5,4% no Agreste, 4% na Mata, 3,8% no São Francisco e 3,2% na Metropolitana.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *