A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, se reuniu na última quinta-feira (12) com o ministro da Educação, Camilo Santana, e secretários do Ministério da Educação (MEC). No encontro, foram debatidos o pagamento de bolsas, o apoio às universidades e à comunidade acadêmica, e o fomento à pesquisa nacional.
Para a ministra Luciana Santos, o diálogo e o alinhamento das políticas públicas entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o MEC são fundamentais para o país.
“O desenvolvimento das atividades de ciência, tecnologia e inovação está diretamente atrelado à política educacional. O avanço científico anda lado a lado com a educação, que é a responsável por permitir o domínio do conhecimento e a busca por respostas e resultados”, ressaltou a ministra.
“O trabalho conjunto da educação com a ciência e tecnologia rende importantes e relevantes frutos para sociedade. É necessário que mantenhamos um diálogo constante e alinhado, a fim de potencializar esses resultados”, acrescentou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Ainda durante a reunião, a ministra do MCTI propôs projetos para serem executados em parceria com o Ministério da Educação, entre eles o “Espaços 4.0”.
Os Espaços 4.0 são centros de inovação que reúnem laboratório maker e laboratório de tecnologias de informação e comunicação. Os centros contam com equipamentos de última geração, como Impressoras 3D, Scanners 3D, Lasercuts, Kits Arduinos de diversos modelos, entre outros.
Instalados em escolas, são abertos à participação da comunidade escolar e da sociedade. Dois professores e quatro estudantes são responsáveis pelo espaço, orientando o uso dos equipamentos, fortalecendo o desenvolvimento de projetos de inovação e criando práticas que favoreçam a integração e a aprendizagem ativa pelos estudantes.
INOVAÇÃO
Na última quarta-feira (11), a ministra recebeu o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, para debater a realização da segunda edição de um dos maiores eventos de inovação do mundo, o South Summit Brazil.
O evento, que será realizado em Porto Alegre (RS) nos dias 29, 30 e 31 de março, promoverá um encontro global entre startups, empresas e investidores.
No encontro, Luciana Santos foi convidada para ser palestrante nesta segunda edição do South Summit Brasil e se comprometeu a colaborar e ressaltou que esse tipo de evento possibilita uma troca de experiência mundial entre os atores do sistema de inovação e estimula o surgimento de startups, que podem transformar a vida das pessoas em diversas áreas.
“As exigências de empresas na área tecnológica são cada vez maiores e é necessário fortalecer as bases científica e humana do país para responder a essa demanda”, apontou Luciana Santos. A ministra reforçou que o Brasil tem um sistema de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) robusto e de relevância internacional.
Gabriel Souza explicou que o foco do South Summit Brazil é “conectar startups, fundos de investimentos mundiais e empresas” e atuar como uma vitrine de negócios brasileiros para o mundo.
Segundo ele, a programação do evento conta com uma série de palestrantes de renome internacional. Além disso, abriga a maior competição global de startups realizada no Brasil. Para a edição deste ano, mais de 1 mil startups de 79 países já estão inscritas.
O CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro, disse que a primeira edição do evento, em 2022, recebeu cerca de 20 mil pessoas e contou com um conjunto de atores do ecossistema de inovação que incluiu 500 investidores. O objetivo é realizar o evento no Brasil pelo período de cinco anos.