O banco espanhol Santander divulgou nesta quarta-feira (25) o registro de um lucro líquido de R$ 2,7 bilhões no terceiro semestre deste ano. O resultado, que corresponde a uma alta de 18,2% ante o segundo trimestre de 2023, veio acima da expectativa do mercado, que calculava um lucro de R$ 2,5 bilhões, segundo o Valor Econômico.
Enquanto mais um banco exibe os seus ganhos exuberantes no Brasil, a economia brasileira segue em desaceleração diante da manutenção da política de arrocho monetário do Banco Central (BC), que por meio da alta taxa de juros Selic, hoje em 12,75%, impõe travas para o crescimento dos setores produtivos e eleva as dívidas das famílias, empresas e do setor público (governo central, estados, municípios e estatais).
Nesta semana, o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) apontou que a atividade econômica brasileira recuou 0,6% em agosto frente a julho deste ano. Segundo o Monitor do PIB-FGV ainda, os investimentos em máquinas e equipamentos, construção e outros – medidos pela Formação bruta de capital fixo (FBCF) – registraram um tombo de 5,0% no trimestre móvel encerrado em agosto.
“Pela primeira vez, desde o trimestre findo em abril de 2022, o segmento da construção retraiu, mas a sua pequena contribuição de -0,2 p.p. para a FBCF não justifica a forte retração observada neste componente desde o início do ano. O segmento de máquinas e equipamentos, tem ampliado suas retrações ao longo dos trimestres tendo sido influenciado pelos desempenhos ruins em diversos tipos, tendo como principal destaque o segmento de caminhões, ônibus e relacionados”, diz a nota da FGV.
Já o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br), divulgado na semana passada, também aponta que a economia ficou no negativo no oitavo mês de 2023. Segundo o indicador, houve queda de 0,77% na comparação com o resultado de julho. Para o terceiro trimestre, o IBC-Br aponta uma queda de 0,65% frente aos mesmos três meses de 2022, já desconsiderando as variações sazonais.
Ambos os indicadores são considerados como prévias para o resultado do PIB que é divulgado oficialmente pelo IBGE. O PIB é a soma do conjunto de todas as riquezas, bens e serviços produzidos em um país.
Conforme os dados divulgados pelo IBGE até agora, os serviços prestados no país recuaram 0,9% no mês de agosto frente a julho, época que o setor variou em alta de 0,5%. Por outro lado, o comércio e a indústria praticamente ficaram estagnados na passagem de julho para agosto. As vendas do comércio tiveram uma queda de 0,2% em agosto, após alta de 0,7% em julho e a produção industrial obteve uma alta de 0,4% na mesma base de comparação (jul. alta de 0,6%).