Lula anuncia mais 16 ministros: “teremos que remontar o que foi destruído no país”

“Teremos que trabalhar em dobro”, disse Lula aos seus ministros. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou, nesta quinta-feira (29), 16 novos ministros, de sete partidos, consolidando a frente ampla que derrotou Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais.

Entre os indicados estão Simone Tebet (MDB-MS), que ficou em terceiro na disputa presidencial e irá chefiar o Ministério do Planejamento, Marina Silva (Rede-SP), que volta para o Meio Ambiente, e o presidente do PDT, Carlos Lupi, futuro ministro da Previdência. Foram indicados membros do PT, MDB, PDT, Rede, PSD, União Brasil e PSol.

Lula disse à sua equipe que “teremos que trabalhar em dobro” para recuperar a atuação do Estado brasileiro. “Eu pretendo fazer uma reunião, depois de dois ou três dias [da posse], com todos os ministros para eu dizer o que quero que aconteça nesse país”.

“Pretendo, logo em seguida, fazer uma reunião com os governadores para fazer um levantamento dos três principais projetos de infraestrutura de cada Estado, que é uma promessa minha de campanha, para que a gente possa compartilhar a construção e o financiamento”, continuou.

Em recado para seus ministros, falou: “quero que vocês façam parte da história desse país, em um momento em que tivemos a coragem de assumir o Brasil em uma situação extremamente delicada, um Brasil que foi destruído”.

“Quase tudo na área social foi desmontado, e nós vamos ter que remontar tudo outra vez, mas com mais competência, vontade e disposição, porque foi para isso que eu me candidatei à Presidência da República”, continuou.

O líder do governo no Congresso Nacional será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), enquanto no Senado será Jaques Wagner (PT-BA) e, na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Foto com todo ministério. Foto: Ricardo Stuckert

Veja os 16 novos ministros indicados por Lula na quinta-feira (29):

Gabinete de Segurança Institucional (GSI): Gonçalves Dias;

Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom): Paulo Pimenta (PT-RS);

Agricultura: Carlos Fávaro (PSD)                       

Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes, que está indo para o União Brasil;

Pesca: André de Paula (PSD);

Previdência: Carlos Lupi (PDT);

Cidades: Jader Barbalho Filho (MDB);

Comunicações: Juscelino Filho (União-MA);

Minas e Energia: Alexandre Silveira (PSD-MG);

Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira (PT-SP);

Esportes: Ana Mozer;

Meio Ambiente: Marina Silva (Rede-SP);

Planejamento: Simone Tebet (MDB-MS);

Turismo: Daniela Souza Carneiro (União-RJ);

Povos Indígenas: Sônia Guajajara (PSol-SP);

Transporte: Renan Filho (MDB-AL)       

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *