Bolsonaro (PL) se recusou a assinar o prêmio de 100 mil euros, atribuído em 2019, ao cantor e compositor. Esta é a primeira viagem do presidente brasileiro à Europa neste terceiro mandato. Ele deve assinar, pelo menos, 13 acordos em Portugal, segundo o Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou, na manhã desta sexta-feira (21), a Lisboa, em Portugal, onde ficará entre os dias 21 e 25. Ele também irá para Madri, na Espanha, entre os dias 25 e 26.
Esta é a primeira viagem do presidente brasileiro à Europa neste terceiro mandato. Nos últimos meses Lula visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes.
Nestas viagens, o governo brasileiro inicia repactuação com governos europeus depois de 4 anos isolado do Continente pelas ações, falas e incompetências diplomáticas capitaneadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
AGENDA OFICIAL
Os compromissos oficiais começam neste sábado (22). Lula vai participar de cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro do Jerônimo, e da deposição de flores no túmulo do poeta português Luís de Camões, no interior do mosteiro.
Os dois governos assinam pelo menos 13 acordos, entre os quais, um para equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio e outro para reconhecer carteiras de motorista.
Na sequência, Lula tem encontro bilateral com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Em seguida, participa de almoço oferecido pelo primeiro-ministro Antônio Costa e, à tarde, ocorre a 13ª Cúpula Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, com a assinatura dos acordos bilaterais. Inicialmente os dois chefes de governo têm reunião reservada, seguido de plenária com as duas delegações.
Na segunda-feira (24), o presidente viaja de manhã a Matosinhos para encontros com empresários e, no período da tarde, participa da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.
Dois assuntos que estão na pauta de discussões entre Lula e os líderes de Portugal e Espanha são a guerra da Ucrânia e o acordo Mercosul-UE.
Outras pautas que devem estar na viagem de Lula são: a tentativa de tornar o país porta de entrada para venda de aeronaves KC-390, de fabricação brasileira, à União Europeia, a imigração de brasileiros a Portupal e acordo que vai permitir que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tenha validade permanente em Portugal, e vice-versa.
A viagem de Lula ocorre em meio à polêmica envolvendo o ex-ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Gonçalves Dias, que pediu demissão após a CNN exibir imagens claramente editadas dele no Palácio do Planalto durante os atos criminosos de 8 de janeiro.
AGENDA COMPLETA DE LULA
Lula embarcaria nesta sexta-feira (21) de manhã a Lisboa, mas antecipou a partida. Ele fica em Portugal, onde vai cumprir extensa agenda, entre os dias 21 e 25, e depois parte para Madri, na Espanha, onde vai ficar entre os dias 25 e 26.
- Sábado (22) – Lula participa da Cimeira Luso-Brasileira, encontro promovido pelo governo português, com a presença do presidente Marcelo Rebelo e do primeiro-ministro António Costa. O evento bilateral ocorre pela primeira vez, depois de hiato de 7 anos. Os dois governos assinam pelo menos 13 acordos, entre os quais, um para equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio e outro para reconhecer carteiras de motorista.
- Domingo (23) – agenda está em aberto, mas espera-se que Lula visite a Câmara Municipal de Lisboa.
- Segunda-feira (24) – presidente viaja de manhã a Matosinhos para encontros com empresários e à tarde participa da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.
Após recusa de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assinar o prêmio de 100 mil euros, atribuído em 2019, o cantor e compositor vai ser homenageado em cerimônia no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, nos arredores de Lisboa, com a participação de Lula.
- Terça-feira (25) – presidente comparece à sessão solene na Assembleia Nacional, na data que marca a Revolução dos Cravos, de 1974. Há previsão de discurso de Lula no parlamento foi criticada pela extrema-direita portuguesa.
À tarde, Lula viaja a Madri. A agenda na Espanha ainda não está definida, mas Lula deve se reunir com empresários e com autoridades, entre eles o presidente Pedro Sánchez, do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), de orientação social-democrata de esquerda.
AGENDA NA ESPANHA
- Terça-feira (25) – viaja para Madrid para participar de fórum empresarial. Existe a possibilidade de encontro com o rei espanhol, Felipe VI.
- Quarta-feira (26) – último compromisso da viagem deve ser reunião com o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, seguida de cerimônia de assinatura de acordos.
M. V.