Melhoria no orçamento para investimentos das Forças foi aprovado pelo Congresso. Presidente agradeceu a “lealdade e o compromisso” das Forças Armadas: “contem comigo”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou em seu discurso o aporte financeiro que seu governo fez de R$ 30 bilhões em seis anos para investimentos estratégicos na Defesa Nacional. O discurso se deu nesta quinta-feira (18) durante almoço de confraternização com o comando das Forças Armadas.
O recurso aprovado pelo Congresso, articulado pelo ministro da Defesa, José Múcio, junto à Câmara e ao Senado, está fora do arcabouço fiscal, não conta para o limite de gastos públicos. Serão liberados R$ 5 bilhões por ano, com recursos voltados exclusivamente à modernização do Exército, Marinha e Aeronáutica.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também estava presente.
Segundo o jornal O Globo, no discurso, Lula agradeceu a “lealdade e o compromisso” das Forças Armadas com o país.
Lula falou de improviso na cerimônia realizada no Clube no Exército, em Brasília, onde foi recebido pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes do Exército, Tomás Paiva, da Marinha, Marcos Olsen, e da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.
O presidente disse dá muita importância às necessidades das Forças militares e lembrou que uma de suas primeiras reuniões, poucos dias após tomar posse como presidente, em janeiro de 2023, havia sido com o Múcio e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica para discutir indústria de defesa.
Lula disse “contem comigo”, dirigindo-se aos militares, ao falar do futuro, de recursos e dos programas estratégicos das Forças. Também reforçou que o Brasil precisa ter Forças Armadas fortes e bem preparadas.
O ministro José Múcio fez um balanço do ano, reconhecendo o esforço do presidente em viabilizar os projetos militares.
“A nossa mais expressiva entrega ao país, senhor presidente, se traduz numa só palavra: Defesa; em todos os aspectos, como soberania, integridade, segurança, prontidão, profissionalismo, mobilidade, dissuasão, entre outros. São esses fatores que propiciam condições de estabilidade, segurança e tranquilidade para que esse país possa se desenvolver”, afirmou Múcio.
Na cerimônia foram apresentados os 100 militares recentemente promovidos ao posto de general.












Uma resposta
POR CAUSA DA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO , LULA DEVERIA CORTAR VERBAS PARA O EXERCITO BRASILEIRO E DEVERIA ABOLIR AS FORÇÁS ARMADAS E CRIAR UMA GUARDA NACIONAL COMPROMETIDA COM A SOBERANIA BRASILEIRA E A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. GOLPE DE ESTADO NUNCA MAIS. LIBERTE EGUALITE FRATERNITE.