
Anúncio aconteceu após reunião no Planalto pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou que o presidente Lula confirmou o deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), atual líder da bancada do partido na Câmara, como novo ministro das Comunicações.
O anúncio se deu após encontro no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (10).
Além de Gleisi e Pedro Lucas, participaram do encontro com Lula o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e Rui Costa, da Casa Civil. O ex-ministro Juscelino Filho também participou da conversa.
“O União Brasil apresentou o nome do Pedro Lucas para substituir o ministro Juscelino nas Comunicações. O presidente aceitou e fez convite ao líder Pedro Lucas para assumir. O Pedro Lucas só pediu até depois da Páscoa para assumir o ministério porque tem que encaminhar algumas questões pessoais, de mandato, enfim, algumas questões da bancada”, disse Gleisi em coletiva após a reunião.
O deputado Pedro Lucas vai substituir Juscelino Filho, que pediu demissão após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares.
Após a reunião com a participação do novo ministro, Lula também recebeu o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Gleisi Hoffmann disse que Lula não discutiu nada sobre reforma ministerial ampla durante o encontro.
“O presidente não falou nada hoje sobre reforma, sobre ministérios. Apenas está conversando com as forças, mas não tem nada nesse sentido. Ainda vai decidir se vai ou não fazer e quando vai fazer, conversar. André Fufuca veio despachar sobre as questões da pasta do Esporte. Quando eu cheguei aqui ele já estava. O presidente despachou com ministros e com outras lideranças. Eu não participei da conversa do presidente com o ex-presidente Arthur Lira, mas eu acho que é uma conversa sobre política, não sei qual foi o objetivo. Não teve nenhuma discussão sobre espaços do PP não”, declarou.
Na quarta-feira (9), quando ainda estava em Honduras, Lula já havia anunciado a mudança no Ministério das Comunicações e o provável substituto. Ele informou que iria conversar com dirigentes do União Brasil e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
“Da mesma forma que o União Brasil tem o direito de me indicar um sucessor para Juscelino, que é do União Brasil. Eu já tenho o nome, eu conheço o Pedro Lucas, eu vou voltar para o Brasil e amanhã [quinta-feira] de manhã vou conversar com o União Brasil e, se for o caso, já discuto a nomeação dele”, disse o presidente Lula na ocasião.
O futuro ministro das Comunicações foi aliado do então governador Flávio Dino no Maranhão e chegou a fazer campanha junto a apoiadores de Lula em 2022. O pai do líder, Pedro Fernandes, é prefeito da cidade de Arame e foi do grupo político de Jackson Lago. No Maranhão, ele também é visto com bom trânsito na família Sarney.
QUERIDOS JORNALISTAS DESSE EXCELENTE JORNAL HORA DO POVO , O GOVERNO LULA ALCKMIN PRECISA EM BREVE NOMEAR UM OTIMO SINDICALISTA PARA O MINISTERIO DO TRABALHO , PRECISA REAJUSTAR O SALARIO MINIMO NO DIA 1 DE MAIO DE 2025 EM 65 % POR CENTO , PRECISA OUVIR MUITO O MST A CUT E O SINDICATO CONLUTAS . E QUEM DEVERIA SER O NOVO MINISTRO DA SAUDE SERIA O GERALDO ALCKMIN QUE SE FORMOU EM MEDICINA E SEMPRE FOI UM HOMEM MODERADO SENSIVEL E INTELIGENTE. ALEM DISSO O GOVERNO FEDERAL DEVERIA REALIZAR UMA AMPLA REFORMA AGRARIA EM TODAS AS TERRAS IMPRODUTIVAS DESSE SOFRIDO BRASIL : DO OIAPOQUE AO CHUI. E O ATENDIMENTO NOS HOSPITAIS PUBLICOS FEDERAIS AINDA PRECISA MELHORAR MUITO SAIBAM DISSO.