
Um trágico acidente deixo ao menos cinco mortos em Porangatu (GO), na madrugada desta quarta-feira (16). A tragédia envolveu dois dos quatro ônibus de um comboio de estudantes que saíram da Universidade Federal do Pará (UFPA) e se dirigiam a Goiânia para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia.
As informações do Corpo de Bombeiros de Goiás indicam que uma carreta que trafegava no sentido contrário invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o primeiro ônibus do comboio, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. Com o impacto, quatro ocupantes do ônibus – o motorista e três estudantes – morreram no local. O motorista da carreta também não resistiu aos ferimentos. Já o passageiro do caminhão foi socorrido com ferimentos graves.
O segundo ônibus também foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido. Os outros dois veículos não se envolveram no acidente. As equipes da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e da concessionária que administra a rodovia atuam no atendimento às vítimas. As causas do acidente serão investigadas.
LAMENTOS
No início da manhã, a UNE se pronunciou sobre o caso, dizendo que recebeu a notícia “com imensa tristeza”.
“Neste momento de dor profunda, nos solidarizamos com as famílias, amigas e amigos das vítimas. A UNE está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA (Universidade Federal do Pará), UFG (Universidade Federal de Goiás), além do Governo Federal e demais instituições para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias. Colocamo-nos à disposição para colaborar com o que for possível nesse momento tão difícil”, disse a entidade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (16), que recebeu com profunda tristeza a notícia do acidente. “Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil”, afirmou Lula.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) também lamentou o acidente e prestou solidariedade aos familiares das vítimas. “Recebi com profunda tristeza a notícia do acidente envolvendo estudantes da UFPA na BR-153, em Goiás. Jovens que saíram do Pará cheios de sonhos para participar do Congresso da UNE. Minha solidariedade às famílias das vítimas e orações por todos os feridos. Estamos em contato com as autoridades locais para acompanhar a situação e o estado do Pará está à disposição para colaborar no que for necessário”, disse o governador.
O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela (MDB) também lamentou a tragédia e citou que o estado está à disposição das autoridades do Pará para prestar toda a assistência necessária. “Nossas equipes de saúde, segurança e atendimento social foram acionadas desde as primeiras horas e seguem mobilizadas para garantir acolhimento, suporte e cuidados aos feridos e familiares. Neste momento de luto, rogo a Deus que conforte os corações enlutados e conceda pronta recuperação aos feridos”, frisou.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) decretou luto oficial de três dias em solidariedade e respeito às vítimas e aos familiares. “A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil”, citou a instituição.