Lula e Putin defendem soberania da Venezuela e papel do BRICS para fortalecer a ONU

Lula cumprimenta Putin em Moscou, em maio de 2025 (Foto: Ricardo Stuckert)

Os líderes conversaram sobre os “preparativos para a realização da 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil – Rússia (CAN), no próximo dia 5 de fevereiro”

O presidente Lula conversou por telefone, nesta quarta-feira (14), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre os “preparativos para a realização da 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil – Rússia (CAN), no próximo dia 5 de fevereiro”.

A 8ª. CAN será copresidida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin, em formato híbrido, virtual e presencial em Brasília.

Os líderes discutiram ainda a “situação mundial” após a invasão da Venezuela pelos Estados Unidos.

“Manifestamos preocupação com a situação da Venezuela e reiteramos a importância de que a América do Sul e o Caribe sigam como zonas de paz. Defendemos o papel dos países do BRICS para fortalecimento das instituições de governança global, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança”, informou Lula em suas redes sociais.

“Concordamos que a reunião bilateral será oportunidade para dinamizar áreas prioritárias como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura. O presidente Putin comprometeu-se a enviar delegação de alto nível para participar presencialmente do encontro em Brasília”.

A ligação, segundo o governo russo, aconteceu por iniciativa de Lula. “Os líderes trocaram opiniões sobre questões internacionais da atualidade, com foco na situação em torno da Venezuela”, destacou o lado russo. Eles reafirmaram apoio à soberania venezuelana.

Os Estados Unidos invadiram a Venezuela no dia 3 de janeiro e sequestraram o presidente Nicolás Maduro, está mantido preso em Nova Iorque.

Desde então, Donald Trump disse que “não precisa do direito internacional” e anunciou que os EUA ficarão com o lucro da venda do petróleo venezuelano. Em suas redes sociais, Trump fez publicações irônicas se autointitulando “presidente interino da Venezuela”.

Leia nota do Planalto:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, mantiveram conversa telefônica na manhã desta quarta-feira, 14 de janeiro, por cerca de 45 minutos.

Os dois líderes trataram dos preparativos para a realização da 8ª. Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil – Rússia (CAN), no próximo dia 5 de fevereiro.

A 8ª. CAN será copresidida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin, em formato híbrido, virtual e presencial em Brasília.

Os presidentes concordaram que a reunião bilateral será oportunidade para dinamizar áreas prioritárias como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura. A pedido do presidente Lula, o presidente Putin comprometeu-se a enviar delegação de alto nível para participar presencialmente do encontro em Brasília.

O presidente Lula e o presidente Putin também aproveitaram a ocasião para trocar impressões sobre a situação mundial. Manifestaram preocupação com a situação da Venezuela e reiteraram a importância de que a América do Sul e o Caribe sigam como zonas de paz. Defenderam o papel dos países do BRICS para fortalecimento das instituições de governança global, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *